Avaliação: nossa aliada nos resultados!!

 

 

Todos que iniciam um tratamento estético e nós que atendemos os clientes, temos uma expectativa muito grande em relação aos resultados! E todos queremos que ele seja o melhor possível, é lógico! A questão é: como saber se os desejos do meu cliente podem ser alcançados? E como medir se estamos chegando ao melhor resultado com determinado procedimento? A resposta é: avaliando!

A avaliação muitas vezes é subestimada ou até deixada de lado por muitos profissionais, alguns a fazem como uma forma apenas de se resguardar e como se fosse apenas uma simples coleta de dados pessoais do cliente. O fato é que uma boa avaliação pode nos abrir um novo olhar e facilitar a tomada de decisões sobre os melhores procedimentos para aquele cliente.

Ela deve ser basicamente dividida em 6 partes:

1º DADOS PESSOAIS: Aqui cabem informações sobre o nosso cliente para identificação do mesmo (nome, idade, sexo, endereço, profissão, estado civil, e-mail, telefone e um telefone de um contato para casos de emergência). Por último fica a pergunta sobre o motivo da visita que o trouxe até nós.

2° HISTÓRICO: Esse é o momento em que nosso cliente responde a uma série de perguntas que para nós são super importantes. Através dessas respostas podemos identificar contra indicações para determinadas técnicas ou também para sabermos melhor os hábitos e estilo de vida de nossos clientes. Aqui entram perguntas como: usa medicamentos? tem antecedentes cancerígenos? hipertensão? diabetes? problemas cardíacos? fuma e/ou bebe? hábitos alimentares? bebe quantos litros de água por dia? Intestino e ciclo menstrual regular? pratica esportes? utiliza filtro solar? utiliza cosméticos? etc…

3° AVALIAÇÃO FÍSICA: Até este momento estamos mais no bate papo com o nosso cliente. Agora é a hora de botar a mão na massa.

Vou dividir essa parte em corporal e facial para entendermos melhor:

  • AVALIAÇÃO CORPORAL: Instrumentos auxiliares (fita métrica, adipômetro, balança, máquina fotográfica ou celular rsrsrs… Peça para o cliente vir com traje de banho.
  • Meça com a fita métrica as principais circunferências : busto, braços, abdômen, cintura, quadril, coxas e panturrilha. Utilize o adipômetro para auxiliar nas medições também.
  •   Verifique a altura e o peso inicial do seu cliente (bom verificar o IMC também).
  •   Bata fotos em três posições, em pé: lateral, anterior (de frente) e posterior (de costas).

 

  • AVALIAÇÃO FACIAL: Instrumentos auxiliares (máquina fotográfica, se tiver luz ou lâmpada de Wood também é legal ou uma lupa convencional com luz de preferência).
  • Avalie a classificação de Fitzpatrick (identificação do fototipo do seu cliente).
  • Espessura da pele (espessa x fina), (sensível x resistente).
  • Hidratação da pele
  • Oleosidade e acne
  • Pigmentação: Manchas solares, senis, melasmas, efélides e outros.
  • Rugas e linhas
  • Bata fotos: lateral esquerda e direita e de frente.
  • DICA: Utilize como referência o sistema de LESLIE BAUMANN para  avaliação!

ATENÇÃO: TANTO PARA PROCEDIMENTOS CORPORAIS QUANTO FACIAIS, A CADA 5 SESSÕES, EM MÉDIA, DEVERÁ SER REALIZADA UMA REAVALIAÇÃO! A REAVALIAÇÃO NOS MOSTRA SE ESTAMOS ALCANÇANDO NOSSOS OBJETIVOS OU SE DEVEMOS MUDAR OS RUMOS DO NOSSO TRATAMENTO. CUIDADO ESPECIAL PARA AS FOTOS QUE DEVEM SER BATIDAS DA MESMA DISTÂNCIA DAS FOTOS INICIAIS, NO MESMO FUNDO DE COR, LUZ E COM O MESMO TRAJE DE BANHO. CASO CONTRÁRIO OS RESULTADOS NÃO SERÃO TÃO FIDEDIGNOS.

4° PLANO DE TRATAMENTO: Levante todas as técnicas possíveis que você possui para tratar seu cliente e que são indicadas para ele. O número médio de sessões e frequência (semanal, quinzenal, duas vezes na semana, etc).

 

5° RELATÓRIO: A cada sessão anote o que foi feito e peça um visto do seu cliente na frente do procedimento.

 

6° TERMO DE RESPONSABILIDADE: Deve estar presente na 1ª folha ou de preferência na 1ª e na 2ª. Essa parte nunca deverá ser esquecida, pois aqui seu cliente afirma que te passou informações verdadeiras na anamnese e também que está ciente e de acordo com todo o tratamento proposto!

Seguem abaixo dois modelinhos de fichas para vocês se basearem um pouco:

  

 

 

 

Utilize a avaliação como forma de demonstrar resultados reais dos tratamentos aos seus clientes, mas também como uma forma de saber se você está chegando onde deseja!

Às vezes é preciso mudar um cosmético, uma técnica, investir em um equipamento, ou até fazer um curso novo para aprimorarmos conhecimentos e ganhar melhores resultados e assim deixar nossos clientes cada vez mais felizes e satisfeitos, afinal ele irá perceber o quanto você se preocupa com ele também!

 

 

2 comentários sobre “Avaliação: nossa aliada nos resultados!!

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