Sinal de alerta: Observe manchas na sua pele e previna-se contra o câncer

 

cancer-de-pele-como-ocorre-como-previnirHá alguns dias atrás notei uma manchinha diferente no meu ombro direito. Na verdade já tenho ela desde criança, mas como abusei um pouquinho do sol e da piscina no final do ano, mesmo com o uso do filtro solar, percebi que ela ficou diferente, começou a coçar, apresentou um relevo nas bordinhas e ficou mais escura também…

Aí já fiquei em sinal de alerta né?

Qualquer manchinha que apresente mudanças em sua estrutura merece uma atenção especial. Então não pensei duas vezes! Marquei uma consulta no dermatologista que avaliou bem essa e outras manchinhas que tenho e me deu todas as explicações sobre a mancha do ombro. Felizmente, no meu caso, não se trata de nada alarmante, que precise de cuidados médicos específicos, apenas o uso constante do velho e bom filtro solar com frequência. Mas, ainda assim, ele me pediu para voltar daqui a quatro meses para reavaliar ou voltar antes caso note alguma diferença neste período.

Agora isso me chamou bastante atenção para a situação também. Conversando sobre minha mancha com uma colega fisioterapeuta que trabalha com uma dermatologista, ela me relatou, que também na piscina, com uma amiga, notou que ela tinha uma mancha muito diferente nas costas e deu um alerta de que ela deveria procurar um médico para ver o que era…

A amiga disse que já tinha a mancha desde criança e não era nada, mas de tanto pilhar, minha colega conseguiu fazer ela procurar um dermato e sim, o caso dela era sério mesmo: se tratava de um câncer de pele super agressivo que em pouco tempo poderia ter evoluído para uma metástase e levado a menina a um prognóstico bem ruim.

O câncer de pele é o mais comum no Brasil e por descuido pode passar despercebido aos nossos olhos. Felizmente, se detectado precocemente ele tem altas chances de cura.

Então, o que vim fazer aqui hoje é só dar um alerta mesmo:

  • Se você notar qualquer mancha ou pinta diferente em alguma parte do seu corpo que apareça do nada, procure um dermatologista imediatamente, principalmente se essa mancha for irregular, de tom marrom escura com áreas mais escuras, pretas ou até mesmo brancas.
  • Preste atenção em manchas e sinais de nascença que se modificam também se mudarem de cor (especialmente se escurecem), de tamanho (se a mancha começar a crescer) ou textura, se ela descasca ou sangra.
  • Lesões com bordas irregulares, com áreas de pontos vermelhos, brancos, azuis ou até mesmo preto azulado merecem total atenção.
  • Protuberâncias  brilhantes, firmes em qualquer parte do corpo também merecem ser observadas.
  • manchas escuras que estejam sob as unhas das mãos ou pés, nas palmas das mãos ou plantas dos pés.
Bom, esses são apenas alguns dos sinais que podem ser observados, mas vale lembrar sempre que, na dúvida,  é melhor buscar um profissional dermatologista e a melhor forma de prevenção é usar o nosso velho e bom filtro solar, pois embora alguns indivíduos tenham predisposição, a maior parte dos tipos de câncer de pele são provocados pela irradiação solar!
Vamos nos prevenir!
Abraços e ótimo início de ano à todos nós!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *