12 principais equipamentos para fisioterapia domiciliar

Publicado por FisioFernandes em 02/07/2020 - 3 Comentários


10 principais equipamentos para fisioterapia domiciliar

Ainda estamos vivendo todas as limitações e consequências do distanciamento social imposto para a contenção do coronavírus. Entretanto, existem pacientes que necessitam de cuidados a serem realizados em domicílio, seja pelos mais variados motivos, como relacionados à prevenção, assistência a pacientes agudos, reabilitação e cuidados paliativos.

Essa assistência é a chamada fisioterapia domiciliar ou fisioterapia home care. E para realizá-la é necessário que o profissional tenha ao seu dispor alguns equipamentos para que o atendimento seja eficaz.

Por isso, selecionamos uma lista com os 12 principais equipamentos para fisioterapia domiciliar que o profissional deve ter à sua disposição para realizar esses atendimentos.

 

Fisioterapia domiciliar ou fisioterapia home care

A fisioterapia domiciliar é fundamental para pacientes que não podem frequentar uma clínica, seja por dificuldades com transporte, tempo, condições físicas, conforto entre outros.

Nessas situações, o fisioterapeuta home care atende, trata e reabilita o paciente, utilizando seu espaço domiciliar, de acordo, especificamente, com suas necessidades e condições patológicas.

 

Equipamentos para fisioterapia domiciliar

Confira os 10 principais equipamentos para fisioterapia domiciliar que o profissional deve ter à disposição para a realização dos atendimentos.

 

1. TENS e FES portátil

Este é um dos equipamentos para fisioterapia domiciliar, com dois canais de controles independentes para tratamentos com as correntes TENS e FES. Considerado indispensável em inúmeros protocolos de atendimento, pois é fundamental para a analgesia, tanto em casos de dores agudas quanto crônicas.

É utilizado em diversas enfermidades, como: dores no pescoço, ciática, dor nervosa ou óssea, luxações e entorses, lombalgia, dorsalgia, dores causadas pelo câncer, dor pós-operatória, artrites e bursites.

Confira o Neurodyn Portátil Ibramed – Aparelho TENS FES Burst 2 canais.

 

2. Ultrassom portátil

Também utilizado em vários protocolos de tratamento, atua na analgesia, em condições inflamatórias ou no pós-operatório.

Pode ser usado no tratamento para tendinites, edemas, bursites, artroses, artralgias, braquialgia, cervicalgia, lesões musculares, contraturas, luxações, condições inflamatórias agudas e crônicas e no reparo de sequelas após cirurgias, principalmente fibroses e cicatrizes.

Confira o Sonopulse Compact Ibramed – Aparelho de Ultrassom de 01 Mhz.

 

3. Infravermelho

Pequeno e fácil de carregar, o aparelho é usado na termoterapia, ajuda a aliviar as dores e a rigidez, melhora a mobilidade articular e favorece a regeneração de lesões de tecidos moles e de problemas dermatológicos.

Conheça o Infravermelho de mesa – Carci.

 

Assine nossa newsletter

 

4. Faixas Elásticas

As faixas elásticas são usadas em vários tipos de exercícios e com diversas finalidades, como as atividades de resistência para membros superiores, inferiores e abdominais, além de auxiliar a alongar a musculatura.

A divisão por cores auxilia na personalização dos exercícios de acordo com as necessidades do paciente e a evolução do tratamento.

Confira nossas faixas elásticas.

 

5. Bola suíça

Auxilia na correção postural, na melhora da força e da coordenação motora, além de poder ser usada em técnicas de terapia manual.

Sua utilização promove também alongamento global, treinos cardiopulmonares e relaxamento.

Confira nossas opções de bola suíça.

 

6. Overball

Apesar de ser uma bola pequena e fácil de transportar, tem diversas finalidades nos tratamentos. Auxilia nos exercícios de fortalecimento e ainda pode servir como apoio, principalmente para atividades com idosos.

Conheça nossas opções de overball.

 

7. Tubos elásticos

Práticos para carregar e versáteis nas aplicações, os tubos elásticos ajudam no fortalecimento muscular tanto dos membros superiores quanto inferiores, otimizando o tratamento.

Confira nossas opções de tubo elástico.

 

8. Meia bola bosu

Feita com látex especial, para proporcionar mais resistência e absorção de impacto, o equipamento pode ser usado para alongamentos e relaxamento muscular, além de auxiliar no condicionamento físico, nos treinos de propriocepção e de estabilização da coluna vertebral.

Conheça a Bosu Meia Bola Balance com elástico – Live Up.

 

Artigos Relacionados

 

9. Incentivador Inspiratório

Indicado para pacientes com a função respiratória comprometida devido à doença pulmonar obstrutiva (DPOC). Aliada aos medicamentos, a fisioterapia ajuda a recuperar a função respiratória.

O Respiron auxilia na realização de inspirações profundas, podendo ser usado também na recuperação de pessoas que passaram por cirurgias abdominais ou que têm doenças musculares que dificultam a respiração.

Confira nossas opções de incentivador respiratório.

 

10. Cama elástica

A cama elástica ajuda a fortalecer os músculos inferiores, atua no equilíbrio do paciente e melhora a capacidade cardiorrespiratória.

Existem camas elásticas de diversos tamanhos, porém, as menores são fáceis de serem transportadas e ajudam nas terapias de reabilitação após traumas ou disfunções ortopédicas.

 

11. Tornozeleira de peso

Ideal para causar resistência e promover o fortalecimento dos membros inferiores, sendo muito utilizadas em exercícios de reabilitação.

Confira nossas opções de tornozeleira.

 

12. Maca portátil

A maca portátil permite que o profissional atenda o paciente com o conforto necessário e ainda oferece a vantagem de ser dobrável e mais fácil de ser transportada nos atendimentos.

Conheça nossas opções de maca portátil.

 

Higienização dos aparelhos

É importante lembrar que é preciso tomar todas as precauções necessárias para a correta higienização dos aparelhos.

Para mais informações de como realizar essa limpeza eficaz, leia o artigo 7 dicas de como cuidar dos aparelhos de fisioterapia.

Quer saber mais sobre equipamentos para fisioterapia domiciliar ou tem dica de algum aparelho que não aparece em nossa lista? Compartilhe conosco deixando seu comentário. Ele ajudará outros profissionais da área.

E-book Modelo de Clínica Básica de Fisioterapia Home Care


3
Deixe um comentário

avatar
3 Comentários
0 Respostas
0 Seguidores
 
Mais votados
Mais populares
0 Autores
Autores recentes
  Inscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
trackback

[…] 12 principais equipamentos para fisioterapia domiciliar […]

trackback

[…] 12 principais equipamentos para fisioterapia domiciliar […]

trackback

[…] 12 principais equipamentos para fisioterapia domiciliar […]