6 dicas para organizar o estoque e renovar produtos descartáveis

Publicado por FisioFernandes em 07/05/2020 - 2 Comentários


6 dicas para organizar o estoque e renovar produtos descartáveis

Todo empreendedor sabe o quanto é importante organizar o estoque, independentemente do segmento de atuação, já que deixar de lado essa tarefa pode custar caro para qualquer empresa.

Desta forma é preciso estar atento para não cair nesse erro básico de gestão.

Na área da saúde, como estética e fisioterapia, é necessária uma atenção especial, principalmente aos materiais descartáveis, utilizados em atendimentos e protocolos, ainda mais em tempos de cuidados ainda mais extremos de distanciamento social, como estamos vivenciando.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para organizar o estoque e renovar produtos descartáveis de seu espaço.

1. Faça um inventário dos produtos

É importante fazer um inventário dos produtos descartáveis que sua clínica tem disponíveis, realizando uma contagem detalhada, principalmente para se fazer uma estimativa de quando eles estarão prestes a acabar.

Entretanto, para tarefas como esta, temos a tecnologia a nosso favor, já que existem diversos aplicativos e programas de gerenciamento que ajudam na realização desse trabalho, agilizando processos, automatizando tarefas e realizando projeções. Escolha a opção que mais se encaixa à realidade de seu negócio.

2. Mantenha a organização

Sem organização, informações acabam se perdendo e, quando menos se espera, o estoque dos produtos descartáveis terá saído do controle e alguns produtos começarão a faltar ou encalhar.

Por isso, estabeleça alguns processos para organizar o estoque, seguindo critérios como chegada de mercadorias; organização dos produtos no espaço de acordo com preço, saída ou características, entre outros; e vendas. Estabeleça essa organização da melhor forma para executar o seu trabalho.

Outra dica importante que pode ser aplicada para qualquer empresa, é organizar os produtos antigos à frente dos mais novos, ou seja, colocar os que têm a data de validade mais próxima na frente do mesmo produto com a validade mais longa.

Artigos Relacionados

3. Armazene os produtos corretamente

Apesar de parecer muito óbvio, para organizar o estoque é imprescindível armazenar os itens corretamente, devido à variedade de produtos e formas de conservação disponíveis.

Por isso, esteja atento à opção mais apropriada para o seu negócio, principalmente quando falamos de produtos perecíveis, com data de validade, ou aqueles que necessitam de controle de temperatura. Essa dica pode ser aplicada para qualquer empresa.

4. Esteja à frente da demanda

São as variações da demanda que indicam o giro dos produtos, o que deverá ser comprado e qual a quantidade. Acompanhando-a, é possível estar à frente e antecipar qualquer problema, agindo com eficiência.

Ao organizar o estoque, uma dica para fazer essa previsão é considerar quais produtos e serviços são os mais procurados em determinadas épocas do ano. Desta forma, é possível manter o estoque em quantidade suficiente, sem desperdício ou falta.

Assine nossa newsletter

 

Reposição contínua ou periódica?

Para organizar o estoque, em relação à reposição dos produtos descartáveis, você pode optar entre a contínua ou a periódica.

Na reposição contínua, a aquisição dos produtos é mais frequente, portanto é possível que seja em menores quantidades, ou que evita perdas, encalhe ou altos custos com armazenagem. Entretanto, pode haver um gasto maior com compras e menos poder de negociação.

Já na reposição periódica, os produtos são recebidos em uma determinada data, o que propicia poder de negociação, mas também o risco de que os produtos faltem, em caso de aumento de procura,como aconteceu recentemente com o álcool em gel.

5. Tenha fornecedores parceiros para organizar o estoque

Os fornecedores são importantes parceiros de negócios, com os quais é possível negociar condições de pagamentos, prazos de entrega e qualidade de produto.

Se o seu relacionamento com fornecedores for bom, suas chances de controle sobre as mercadorias para organizar o estoque serão sempre melhores.

6. Esteja atento às sazonalidades

Apesar de os materiais descartáveis serem produtos utilizados frequentemente em qualquer época do ano, é importante estar atento às sazonalidades de protocolos e tratamentos, pois de acordo com algumas datas comemorativas e estações, a demanda por determinados serviços pode aumentar.

Por isso, é importante ficar de olho nos acontecimentos para se precaver.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais dicas para organizar o estoque e renovar seus produtos descartáveis? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Será uma satisfação poder ajudar!

 

Manual Como retornar às atividades de estética


2
Deixe um comentário

avatar
2 Comentários
0 Respostas
0 Seguidores
 
Mais votados
Mais populares
0 Autores
Autores recentes
  Inscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
trackback

[…] 6 dicas para organizar o estoque e renovar produtos descartáveis […]

trackback

[…] 6 dicas para organizar o estoque e renovar produtos descartáveis […]