Álcool em gel: saiba quais são os benefícios

Publicado por FisioFernandes em 16/04/2020 - 4 Comentários


Álcool em gel: saiba quais são os benefícios

Você conhece todos os benefícios do álcool em gel?

O álcool em gel é considerado um dos melhores antissépticos para higienizar as mãos, pois reduz de forma rápida e eficiente o número de bactérias na pele.

Confira por que este é um produto imprescindível para a eficácia da higienização.

 

Características do álcool em gel

A função do álcool em gel é eliminar bactérias, responsáveis por grande parte das transmissões de infecção hospitalar, por isso é feito com álcool a 70% em base gelatinosa, com ação fungicida, bactericida e virucida.

Sua diferença em relação ao álcool para limpeza é que a versão líquida possui uma concentração menor de álcool e tem a finalidade de higienizar superfícies e objetos, além de ser agressiva à pele.

O álcool em gel na concentração de 70% é indicado para as mãos e tem a função de limpar e hidratar a pele, dependendo de sua composição.

 

Artigos Relacionados

 

Por que álcool 70%?

Você pode estar se perguntando por que álcool 70% e não 80, 90 ou 100%.

A atividade microbiana das soluções alcoólicas está condicionada à sua concentração em peso ou em volume em relação à água. Desta forma, a solução ideal é a com concentração de 70% p/p ou 77% v/v (onde “p” é o peso e “v”, o volume).

Nessa concentração, o álcool consegue penetrar no interior celular do micro-organismo e destruí-lo, fato que não ocorre quando se utiliza o álcool acima ou abaixo da concentração de 70%.

 

Álcool em gel para higienização das mãos

Por estarem em constante contato com superfícies contaminadas, as mãos são a principal via de transmissão de micro-organismos. Por isso, utilizar o álcool em gel para higienizá-las é a melhor medida de prevenir a difusão de bactérias e vírus, sendo a higienização equivalente e até superior à lavagem de mãos com sabão comum ou alguns tipos de antissépticos.

É importante saber identificar o momento certo de fazer a higienização das mãos e aplicar a técnica correta para reduzir ao máximo a carga microbiana, principalmente quando se lida com pessoas com imunidade prejudicada ou com bebês.

 

Uso em casa

Especialistas alertam que, em casa, o uso do álcool em gel deve ser feito apenas quando a pessoa não tiver água e sabão por perto, pois a lavagem correta das mãos com água e sabão por, pelo menos 20 segundos é considerada a melhor forma de prevenção contra o coronavírus e outras doenças.

Também é importante destacar os devidos cuidados com o uso do álcool em gel dentro de casa, principalmente na cozinha, pois o produto é inflamável e pode explodir se entrar em contato com objetos como fogão, forno e micro-ondas, por isso não deve ser utilizado para higienizar as mãos antes de cozinhar e nem para limpar áreas como a pia.

A dica é ter o produto sempre à mão no carro ou dentro da bolsa para utilizá-lo quando não for possível lavar as mãos.

 

Na área da saúde

Esta é considerada uma das medidas mais importantes e com menor custo na prevenção e controle de infecções na área da saúde. Desta forma, médicos, enfermeiros e outros profissionais higienizam as mãos mesmo quando não há sinais visíveis de sujeira.

Devido à sua eficácia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a disponibilização de álcool em gel para fricção antisséptica das mãos pelos serviços de saúde do país.

 

Assine nossa newsletter

 

 

Recomendação de higienização na área da saúde

Recomenda-se que os profissionais da área da saúde higienize as mãos com álcool em gel, especialmente, nas seguintes ocasiões:

  • Antes e depois de ter contato com um paciente.
  • Antes da realização de procedimentos invasivos.
  • Depois de risco de exposição a fluidos corporais.
  • Depois de contato com superfícies próximas ao paciente.

 

Benefícios do álcool em gel

Além de todas as informações já citadas, confira quais são os benefícios do álcool em gel:

  1. Maior eficácia microbicida, complementando o uso da água e sabonete.
  2. Menor consumo de tempo para higienização.
  3. Facilidade de acesso e praticidade de uso.
  4. Indicado como medida preventiva e corretiva.
  5. Mais seguro do que o álcool líquido.

 

Álcool em gel na Fisio Fernandes

A Fisio Fernandes tem álcool em gel 70% disponível em embalagens de diversos tamanhos. Você pode fazer a compra na segurança de sua casa, utilizando nosso canal de televendas (0800 770 0440), via WhatsApp ou pelo próprio e-commerce fisiofernandes.com.br.

Quer saber mais sobre os benefícios do álcool em gel ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Nós podemos ajudar!

 


4
Deixe um comentário

avatar
4 Comentários
0 Respostas
0 Seguidores
 
Mais votados
Mais populares
2 Autores
Genildo Dos santosMaria oliveira Autores recentes
  Inscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
Genildo Dos santos
Visitante

Aminha esposa estava com uma dor no pescoço eu fiz uma mensagem graças a Deus passou a dor

trackback

[…] Álcool em gel: saiba quais são os benefícios […]

Maria oliveira
Visitante
Maria oliveira

Muoto bom

trackback

[…] da área da estética, como a utilização constante e consciente de máscara, luvas e do álcool em gel, bem como a lavagem das mãos com água e sabão sempre que […]