Atendimento ao cliente: dicas sobre como atender bem em encontros recorrentes

Publicado por Antonio Carlos em 21/11/2019 - 1 Comentário


Atendimento ao cliente: dicas sobre como atender bem em encontros recorrentes

Independentemente do ramo de atuação, o atendimento ao cliente é requisito essencial para o sucesso do negócio. Atender bem garante não só a satisfação do cliente, como também a sua fidelidade com uma chance muito grande de transformá-lo em seu maior vendedor.

Essa regra precisa ser considerada com maior atenção em segmentos nos quais os encontros são recorrentes, como academias, espaços saúde, salões de beleza, clínicas e consultórios de pilates e fisioterapia, onde o cliente vem repetidas vezes e, em alguns casos, são praticamente diários.

 

Artigos Relacionados

 

Por que cuidar do bom atendimento ao cliente permanentemente? 

A resposta é: Para seu negócio se manter e prosperar! Os resultados do bom atendimento ao cliente tem grande relevância, é o ponto-chave para a obtenção de admiração, engajamento e fidelização do consumidor aos seus serviços, já que este se sentirá especial, perceberá o atendimento exclusivo e com certeza irá relatar ao seu círculo de relacionamento essa experiência positiva. Isso com certeza é um dos fatores motivadores para atrair novos clientes ao seu negócio.

Importante considerar que, se o cliente for mal atendido ele terá três opções: ficar quieto e nunca mais voltar, reclamar em redes sociais ou canais semelhantes e a terceira – que poucos fazem – reclamar com quem pode resolver o problema, geralmente o gerente ou proprietário. Estes por sua vez, devem considerar a crítica direta do cliente como algo a ser revisto para melhoria dos processos.

Assine nossa newsletter

 

Como oferecer um bom atendimento ao cliente em fisioterapia e estética

Para que haja fidelização nos serviços prestados pelo profissional, o cliente precisa se sentir confortável, não só durante o tratamento, mas inclusive na recepção. São pequenos gestos que o ajudarão a manter um bom atendimento ao cliente e farão a diferença em seu negócio. A maioria das empresas tem uma recepcionista, confira como o comportamento entregue no início do atendimento pode fazer grande diferença.

 

Sorriso no rosto

É imprescindível ser agradável com qualquer pessoa que se dirija ao seu espaço de estética ou fisioterapia. Desta forma, livre-se de qualquer preconceito e impressões antecipadas. Cumprimente a todos com um sorriso, esse acolhimento facilita muito o contato com o cliente. Seja receptivo – mas com naturalidade – e, sempre que possível, chame-o pelo nome. 

 

Palavras mágicas

“Bom dia”, “boa tarde”, “seja bem-vindo”, “obrigado”, “aceita um café?”, “temos wi-fi”, são abordagens simples, mas que fazem toda diferença no atendimento ao cliente em fisioterapia ou estética. Elas podem ser usadas à vontade e farão com que o indivíduo sinta-se em casa. A gentileza não precisa se restringir à sua atuação profissional, mas pode – e deve – se estender à vida. É sempre gratificante para qualquer pessoa ser reconhecida e cumprimentada.

 

Cliente bem-vindo

Muitas vezes, o cliente pode se sentir inibido, por isso deixe-o confortável prestando um atendimento eficiente. Faça perguntas abertas, ouça com atenção o que ele deseja e apresente a melhor solução possível, orientando-o de maneira clara e educada. Caso não tenha o produto ou não realize o serviço procurado, evite simplesmente dar essa informação, procure indicar uma possível solução ou indicação de outra empresa, mostrando preocupação com o problema dele. 

 

Atenção a reclamações

Esteja sempre atento a qualquer queixa ou sugestão vinda de um cliente, essa reclamação pode ser muito valiosa e ajudar a melhorar os processos internos. Caso receba alguém autoritário ou que mostre grande indignação com algo, ouça com calma toda a queixa, ao final da explanação faça a pergunta: Como você gostaria de resolver esse problema que lhe causamos? Espere novamente e a partir daí coloque sua argumentação com tom de voz baixo, olhando diretamente em seus olhos e propondo alternativas para manter uma relação ganha/ganha.

 

Sinceridade, sempre

Em qualquer atendimento ao cliente, nas informações prestadas, a verdade é extremamente importante. Mesmo em situações desagradáveis, é preferível assumir uma falha a passar a impressão de que alguma informação foi omitida.

Seguindo essas dicas básicas, as chances de fidelização aos seus serviços aumentam e o próprio cliente poderá se tornar o seu maior vendedor.

 

Qual a sua dica de sucesso para o atendimento ao cliente? Compartilhe conosco sua experiência, deixando um comentário. Será uma satisfação para nós!

 

E-book Como empreender e vender mais serviços em sua clinica de estética


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comentários
0 Respostas
0 Seguidores
 
Mais votados
Mais populares
0 Autores
Autores recentes
  Inscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
trackback

[…] Atendimento ao cliente: dicas sobre como atender bem em encontros recorrentes […]