4 dicas para realizar atendimentos de fisioterapia home care

Publicado por FisioFernandes em 23/07/2020 - 2 Comentários


4 dicas para realizar atendimentos de fisioterapia home care

A fisioterapia home care, também conhecida como fisioterapia domiciliar, é essencial para que o paciente possa se reabilitar no conforto de sua casa. Em pleno  distanciamento social, esse tipo de atendimento tem se tornado ainda mais necessário, e até mesmo indispensável em muitos casos.

Trata-se de um serviço que, além de apresentar muitos benefícios ao paciente, também oferece vantagens econômicas para o fisioterapeuta, principalmente na situação atual.

 

Benefícios dos atendimentos de fisioterapia home care para o paciente

 

Maior comodidade

A fisioterapia home care oferece maior comodidade pois o paciente não precisa se locomover até a clínica para realizar a fisioterapia e recebe o atendimento no conforto de sua casa, com mais privacidade.

 

Maior flexibilidade

Além de o paciente poder escolher o melhor horário para o seu atendimento, há também a possibilidade de realizar as sessões em horários em que este responda melhor aos exercícios.

 

Rápida recuperação

Possibilidade de uma recuperação e reabilitação mais rápida e menos traumática, por estar no ambiente de sua casa.

 

Maior apoio

Confiança e segurança em ter a família e/ou o cuidador também por perto durante o atendimento.

 

Assine nossa newsletter

 

Benefícios dos atendimentos de fisioterapia home care para o profissional

A modalidade também oferece benefícios ao fisioterapeuta. Pois os resultados obtidos influenciam diretamente no seu êxito enquanto profissional. São eles:

 

Melhora da proximidade

Estar dentro do domicílio do paciente, local onde ele se sente seguro e confortável, facilita a aproximação e a construção de uma boa relação. E ao sentir-se próximo e confortável, estimula sua vontade de fazer os exercícios e participar do processo de reabilitação.

O fisioterapeuta também fica mais próximo da família, permitindo que o familiar faça parte do tratamento, aprendendo como lidar com o paciente em casa e oferecendo ao profissional informações importantes que podem auxiliar o processo de recuperação.

 

Visão do contexto familiar

Permite ao fisioterapeuta uma visão maior do contexto familiar, possibilitando consegue adequar e traçar condutas dentro da realidade do paciente, utilizando as informações observadas na família que podem ser úteis para o tratamento.

 

Facilita o aprendizado

Favorece o aprendizado do paciente para a realização das suas Atividades da Vida Diária (AVD), utilizando os recursos que este tem em casa e criando adaptações para essas realizações.

É possível observar que a fisioterapia home care possui diversos benefícios para todos os envolvidos, e é justamente por isso que sua prática tem feito tanto sucesso.

 

Artigos Relacionados

 

Dicas para atendimento na fisioterapia home care

Entretanto, para realizar um bom atendimento na fisioterapia home care, também é necessário estar atento a algumas dicas fundamentais. Confira quais são elas:

 

1. Avaliar o local onde o atendimento ocorrerá

É necessário avaliar o local onde o atendimento ocorrerá, verificando o espaço disponível diante da disposição dos móveis, pois pode ser preciso realizar exercícios que requerem ter maior espaço à disposição.

Também se faz necessário explicar ao paciente todas as condições da prática para que ela se adeque à rotina da casa.

 

2. Atender bem gera indicações

Atender bem o paciente garante inúmeras indicações, portanto, o fisioterapeuta deve tratar com responsabilidade, educação, empatia e comprometimento todos os seus pacientes, além de desenvolver intervenções menos invasivas.

Em casos de pacientes acamados ou inconscientes, é muito importante esclarecer o estado clínico da pessoa para a família e manter um bom contato com ela.

 

3. Organizar seu tempo

Para atender todos os pacientes adequadamente e com calma, é necessário organizar o seu tempo, fazendo um planejamento semanal. Assim, você também terá mais disponibilidade para investir na divulgação do seu trabalho e, é claro, cuidar da sua própria saúde também.

 

4. Procurar atualizar-se sempre

É necessário procurar sempre estar atualizado. Para isso, é fundamental investir um tempo para enriquecer o seu conhecimento através de cursos online, por exemplo.

Por meio da tecnologia, você também pode divulgar o seu trabalho. As redes sociais são uma ótima alternativa para conquistar novos clientes. Neste meio, você pode publicar conteúdos sobre a fisioterapia home care, desde os tratamentos até as técnicas e os seus benefícios, assim como também pode falar a respeito da sua trajetória profissional e qualificações que possui.

Desse modo, é possível criar um relacionamento de confiança com os seus futuros pacientes.

Outra maneira de manter-se atualizado é por meio do networking. Manter uma rede de contatos ativa abre as portas para novas oportunidades, portanto, procure fazer conexões entre colegas da profissão, participe de grupos na internet e, é claro, também compareça a conferências e congressos.

 

Na Fisio Fernandes

A Fisio Fernandes possui uma grande variedade de aparelhos para fisioterapia home care. E ainda oferece, além da loja física, a facilidade de compra online.

Para conhecer todos os produtos disponíveis, basta acessar fisiofernandes.com.br e fazer o seu pedido, ou ainda escolher e pedir pelo televendas, através do número 0800 770 0440 ou pelo WhatsApp.

 

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre  atendimentos de fisioterapia home care? Deixe seu comentário. Será um prazer para nós poder ajudar!

E-book Modelo de Clínica Básica de Fisioterapia Home Care


2
Deixe um comentário

avatar
2 Comentários
0 Respostas
0 Seguidores
 
Mais votados
Mais populares
0 Autores
Autores recentes
  Inscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
trackback

[…] Contudo, para trabalhar com fisioterapia home care, é necessário que o profissional aprofunde os seus conhecimentos, possua qualificação para a prática e também tenha os materiais necessários para realizar atendimentos de fisioterapia home care. […]

trackback

[…] Contudo, para trabalhar com fisioterapia home care, é necessário que o profissional aprofunde os seus conhecimentos, possua qualificação para a prática e também tenha os materiais necessários para realizar atendimentos de fisioterapia home care. […]