Como armazenar cosméticos corretamente

Publicado por Priscilla Cardoso em 09/12/2014 - 2 Comentários


Como armazenar cosméticos corretamente

*artigo atualizado em novembro de 2021.

Hoje, abordaremos um assunto superimportante, mas que recebe pouco da nossa atenção no dia a dia. Você sabe como armazenar cosméticos corretamente? Já percebeu como guarda seus produtos?

É importantíssimo armazenar corretamente os nossos produtos de beleza. Pois, a forma como o fazemos tem impacto direto na sua qualidade e segurança. Essa é uma maneira simples de evitar tanto a degradação de princípios ativos (responsáveis pela ação efetiva do produto) quanto a contaminação por fungos e bactérias.

O nosso ambiente é cheio de micro-organismos que, ao entrarem em contato com os produtos cosméticos – geralmente ricos em nutrientes – podem contaminar e alterar a formulação, modificando cor, textura e cheiro e podendo, inclusive, alterar sua eficácia, tornando o produto irritativo à pele.

 

Embalagem adequada 

Para armazenar cosméticos corretamente e reduzir as chances de contaminação dos produtos, a escolha da embalagem adequada é fundamental.

Embalagens hermeticamente fechadas, além de impedirem o contato direto com o cosmético, também inibem a ação oxidante do ar sobre a formulação. Para grandes volumes, principalmente de líquidos, o ideal são embalagens com válvulas, que impedem o contato das mãos com o produto.

Potes com tampas do tipo rosca facilitam a contaminação e devem ser utilizados com muito cuidado. Esse tipo de tampa, quando aberta a embalagem, expõe demasiadamente o produto ao meio externo, o que além de facilitar a contaminação, também favorece o processo de oxidação e degradação da fórmula.

Assine nossa newsletter

 

Espátula limpa

Se o cosmético estiver em embalagem com tampa de rosca, na hora de usá-lo, é importante abrir o pote, retirar com uma espátula limpa e seca a porção a ser utilizada, e novamente fechar a embalagem. Nada de deixar o produto aberto sobre a bancada!

 

Livre de calor e umidade

Outro cuidado sobre como armazenar cosméticos corretamente diz respeito ao local onde é conservado.

Os profissionais já estão acostumados a guardarem os produtos em armários, livre do calor e umidade. Entretanto, é importante orientar os clientes a fazerem o mesmo em casa.

 É muito comum as pessoas armazenarem seus cosméticos dentro do banheiro e isso é errado. Além de expor o produto a uma carga maior de bactérias (pois por mais limpo que esteja, o banheiro é sempre o local de maior contaminação em uma casa), o produto ainda fica exposto ao calor e à umidade excessivos.

O correto é guardar produtos de beleza em local fresco, abrigado da luz e radiação solar. Dentro do quarto, podemos facilmente achar lugares mais adequados, como penteadeira, mesa de cabeceira e armários. Porém,  é preciso ficar atento se durante o dia o sol não acaba incidindo sobre esses locais.

 

Artigos Relacionados

 

Transporte em sacolas térmicas

O mesmo cuidado também vale para o transporte dos produtos cosméticos. Estes devem ser deslocados, preferencialmente, em sacolas térmicas e abrigados do sol, calor e umidade.

Como você guarda seus produtos? Tem alguma dica sobre como armazenar cosméticos corretamente que não foi mencionada neste artigo? Compartilhe conosco. Você poderá ajudar outras pessoas!

E-book Empreendedorismo na Estética: principais abordagens para o sucesso


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comentários
1 Respostas
0 Seguidores
 
Mais votados
Mais populares
2 Autores
Priscilla CardosoÁlef de Pádua Autores recentes
  Inscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
Álef de Pádua
Visitante
Álef de Pádua

Obrigado pela informação. Apenas senti falta sobre algo com o tipo do local a ser guardado (longe de roupas, x metros quadrados etc), mas me ajudou muito. Fiquei feliz de saber que faço corretamente. rs Muito obrigado!