Conheça Nèartek: equipamento para tecarterapia, da Ibramed

Publicado por FisioFernandes em 05/11/2020 - Nenhum comentário


Conheça Nèartek: equipamento para tecarterapia, da Ibramed

O Nèartek é um equipamento de tecarterapia, pioneiro no Brasil. Sua tecnologia consiste na terapia eletrotérmica não invasiva, através da transmissão de energia capacitiva e resistiva de alta frequência.

Conheça mais detalhes deste equipamento usado para tratamentos de estética facial, corporal e íntima, além de reabilitação.

 

Sobre a tecnologia

A termoterapia profunda se baseia na emissão de uma corrente elétrica de 300kHz a 1.2MHz, e as frequências de 500kHz até 1000 kHz são aplicadas utilizando eletrodos capacitivos e resistivos alternadamente.

Desta forma, no que se refere às suas indicações e contra-indicações, efeitos e princípios, a tecarterapia pode ser comparada à radiofrequência.

 

Tecarterapia ou radiofrequência?

Com base nas normas da Anatel, a radiofrequência compreende o espectro eletromagnético de 9 kHz a 300 GHz. Já no caso de dispositivos/equipamentos médicos para tratamentos estéticos, para ser considerado radiofrequência, deve-se operar em 13.56 MHz, 27.12 MHz e 40,68 MHz.

A tecarterapia, mesmo se encaixando na faixa de radiofrequência, não utiliza nenhuma das três faixas designadas pela Anatel. Além disso, a tecarterapia usa corrente elétrica, e não eletromagnética, portanto não pode ser considerada uma radiofrequência.

Para ser intitulada tecarterapia, é necessário que haja eletrodos capacitivos e resistivos, os eletrodos capacitivos possuem revestimentos dielétricos que isolam a corrente e concentram as cargas na superfície da pele, mantendo o aquecimento mais na superfície dérmica. Já os resistivos tratam de forma mais profunda, pois não têm o revestimento dielétrico, fazendo com que o aquecimento ocorra pela resistência da pele à passagem da corrente.

 

Assine nossa newsletter

 

Tipos de eletrodos

Os eletrodos do Nèartek são monopolares capacitivos e resistivos, além de contar também com uma placa dispersiva. Os eletrodos capacitivos e resistivos se apresentam nas configurações bipolar, tetrapolar e decapolar, sendo que o uso destes dispensa a aplicação da placa.

A determinação da forma de uso e alternância entre os recursos do Nèartek pode variar conforme o tamanho dos eletrodos, a frequência e potência utilizada e até mesmo o nível de hidratação da pele.

 

Efeitos fisiológicos

A utilização do Nèartek permite efeitos térmicos, hipertérmicos e até mesmo atérmicos.

Pelo efeito atérmico, ocorre a mobilização iônica e uma bioestimulação celular, melhorando o funcionamento das células, sem utilização de aquecimento dos tecidos.

O térmico engloba os efeitos fisiológicos do tratamento atérmico e acrescenta um aumento da vascularização, pelo atrito das moléculas de água interagindo com a energia gerada pelo aplicador. Isso gera calor, que aquece gradualmente e de forma controlada os tecidos a uma temperatura entre 37 e 38 graus, considerada ideal como temperatura terapêutica.

Com o efeito hipertérmico, o aquecimento tecidual controlado atinge temperaturas um pouco maiores, que podem variar entre 40 e 42 graus. Além dos efeitos fisiológicos causados pelos tratamentos atérmico e térmico, o hipertérmico agrega uma estimulação maior e mais profunda, ocasionando a termocontração do colágeno, estímulo da neocolagênese e neoelastogênese, além da lipólise termoinduzida.

 

Indicações

O Nèartek é recomendado para reabilitação, tratamentos de estética facial, corporal e íntima.

Para tratamentos de reabilitação, é indicado para relaxamento muscular e redução de espasmos, aumento da irrigação sanguínea do local tratado, além de diminuição de fadiga e recuperação muscular pós-treino.

Em tratamentos estéticos faciais, é indicado para rejuvenescimento facial, diminuição de rugas e linhas de expressão e também redução de gordura localizada da papada. Na estética corporal, para o tratamento de celulite, gordura localizada e flacidez, além de melhora do contorno corporal.

Já na estética íntima, as indicações são para rejuvenescimento vulvovaginal, flacidez de pele pubiana e gordura localizada pubiana.

 

Artigos Relacionados

 

Contraindicações

O tratamento é contraindicado em áreas neoplásicas, na região da tireoide, em caso de dor local sem etiologia conhecida, pacientes portadores de implante metálico grande ou dispositivo eletrônico implantado (marca-passo, por exemplo), bem como gestantes.

 

O equipamento

O Nèartek acompanha 01 Aplicador decapolar capacitivo; 01  Aplicador tetrapolar capacitivo; 01 Aplicador bipolar capacitivo; 01 Aplicador monopolar com disco de 60 mm resistivo; 01 Aplicador monopolar com disco de 50 mm capacitivo; 01 Aplicador monopolar com disco de 30 mm resistivo; 01 Aplicador monopolar com disco de 20 mm capacitivo; 01 Cabo de energia.

 

Instalação do Nèartek

Para instalá-lo, coloque o gabinete sobre o rack, com rodízios para facilitar deslocamento.

No gabinete, conecte o cabo de força à parte traseira do equipamento. Na parte anterior do gabinete, acople o cabo do aplicador, encaixando os parafusos nos conectores e, caso necessário, conecte o cabo dispersivo com a placa ou aplicador dispersivo.

Em seguida, segundo seu objetivo terapêutico, fixe o aplicador ao cabo. No caso de, por exemplo, se utilizar o eletrodo monopolar capacitivo, pode-se optar pelo uso da capa protetora.

Depois conecte o cabo de força à rede elétrica e ligue o Nèartek (na chave liga e desliga, localizada na parte traseira do equipamento).

Para iniciar a programação, aguarde o display do Nèartek acender.

É importante destacar que, para o uso do aparelho, é necessário que o profissional utilize um gel condutor e selecione um dos 43 protocolos pré-programados (27 protocolos para reabilitação física, 12 protocolos para estética e 4 protocolos para estética íntima).

 

Nèartek na Fisio Fernandes

Na Fisio Fernandes você encontra o Nèartek, equipamento de tecarterapia da Ibramed. Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.

Entre em contato conosco através de nosso site ou via WhatsApp e obtenha mais informações.

 

Quer saber mais sobre o equipamento ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Será uma prazer ajudar!

E-book Avaliação e Estratégias de Marketing para Estética Íntima - Baixe Agora!


Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de