Cosméticos: como armazenar corretamente

Publicado por Antonio Carlos em 18/12/2019 - Nenhum comentário


Cosméticos: como armazenar corretamente

 

Você sabe como armazenar corretamente os cosméticos? Seja em casa, ou em seu espaço de estética, é imprescindível guardar produtos e cosméticos adequadamente.

Isso é importante porque a forma de armazenamento interfere diretamente na qualidade e na segurança do produto, evitando a degradação de seus princípios ativos ou mesmo sua contaminação por fungos e bactérias.

Assine nossa newsletter

 

Contaminação dos cosméticos

Como qualquer ambiente é cheio de microrganismos, estes podem acabar entrando em contato com os produtos cosméticos – que são ricos em nutrientes –  e alterar sua formulação, mudando inclusive sua cor, textura e odor, além de fazer com que, irritem a pele.

 

Como reduzir as chances de contaminação

Além de utilizar espátulas limpas para retirar a substância do pote, escolher a embalagem adequada é uma das principais formas de reduzir as chances de contaminação dos produtos cosméticos. Os potes com tampas do tipo rosca devem ser utilizados com muito cuidado, pois quando abertos, expõem demasiadamente a substância ao meio externo, facilitando a degradação e o processo de oxidação e degradação da sua fórmula. 

Para evitar que isso aconteça, o ideal é abrir o pote na hora de usar o produto, fracionar uma porção utilizando uma espátula limpa e seca e fechar o pote novamente.

 

Melhores opções de embalagem

As melhores embalagens são as hermeticamente fechadas, pois além de impedirem o contato direto com o produtos, evitam também o contato com o ar e, consequentemente a oxidação da fórmula. Quando adquiridos produtos em grandes volumes – principalmente líquidos – o ideal é optar por embalagens com válvulas, que impedem o contato das mãos com a substância.

 

Artigos Relacionados

 

Local de armazenamento

Também é importante ter precaução com o local onde os cosméticos são armazenados. Além de guardar a embalagem em armários e livre de calor e umidade, o profissional deve orientar seus clientes a fazerem o mesmo com os produtos adquiridos para dar continuidade aos tratamento em casa.

Na maioria das vezes, as pessoas costumam guardar esses produtos no banheiro, expondo-os ao calor e umidade excessivos. O correto é optar por um local fresco e longe da luz e radiação solar.

As mesmas regras valem para o transporte desses cosméticos, que devem preferencialmente estar em sacolas térmicas e abrigados do sol, calor e umidade.

 

Você costuma orientar seus clientes sobre como armazenar seus cosméticos em casa? Compartilhe com a gente sua experiência!

 

E-book Como empreender e vender mais serviços em sua clinica de estética


Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de