Por que é difícil eliminar gordura localizada?

Publicado por FisioFernandes em 27/05/2021 - Nenhum comentário


Por que é difícil eliminar gordura localizada?

Já percebeu que com o passar dos anos fica cada vez mais difícil eliminar gordura localizada? Isso ocorre devido ao aumento dos receptores que dificultam a liberação de gordura. A melhor forma de mudar isso é realizando atividades físicas regularmente.

Todas as vezes em que a gordura corporal é perdida, ocorrem duas coisas. Primeiro, a gordura é mobilizada e liberada da área, isto é, o processo de lipólise é desencadeado. Após a liberação da gordura, ela é, então, transferida para a corrente sanguínea, onde irá agir como fonte de energia para o metabolismo celular funcionar adequadamente. 

Em segundo lugar, a gordura no interior da célula produz o ATP, o combustível celular, que é considerado uma molécula vital. Caso as células não utilizem toda a gordura que foi liberada para a corrente sanguínea, esta será armazenada novamente como gordura corporal.

 

Receptores hormonais

Nas células do corpo existem receptores de hormônios responsáveis por estimular a queima de gordura corporal, chamados de catecolaminas. Esses hormônios possuem várias funções, uma das principais é o estímulo da lipólise. 

Há duas variedades dos receptores para catecolaminas na superfície das células, são eles os receptores alfa e receptores beta. E são os receptores beta que estimulam a lipólise da gordura, e assim favorecem a perda de gordura corporal. 

Por outro lado, os receptores alfa não cooperam tanto, pois possuem o efeito oposto e bloqueiam a mobilização de gordura quando as catecolaminas se ligam aos receptores alfa.

Como a quantidade de receptores varia de uma área do corpo para outra, algumas determinadas regiões possuem um maior acúmulo de gordura, enquanto outras nem tanto.

Normalmente, os homens têm uma proporção maior de receptores que impulsionam o bloqueio da queima de gordura na região abdominal.

 

Artigos Relacionados

 

Alguns fatores influenciam bastante o acúmulo de gordura, principalmente no abdômen:

 

Idade

Com o passar dos anos, torna-se mais difícil queimar gordura localizada, já que os receptores que impedem a lipólise aumentam proporcionalmente com o avançar da idade. Desse modo, para evitar o acúmulo de gordura o ideal é adotar hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada e a prática de atividades físicas regulares.

 

Genética

Algumas pessoas possuem uma predisposição genética favorável ao acúmulo de gordura. 

Em um passado muito distante onde havia escassez de alimentos e excesso de atividades físicas, esses genes podem ter sido vantajosos. Mas com a vida moderna, esses genes, chamados de obesogeneses, se tornaram desnecessários.

PPARG, MC4R e FTO são alguns exemplos de obesogeneses. Eles ajudam a aumentar o índice de massa corporal e acúmulo de gordura corporal no abdômen quando alterados em algumas pessoas.

 

Assine nossa newsletter

 

Como favorecer a queima de gordura localizada

Exercícios de alta intensidade

Exercícios mais intensos liberam mais hormônios que estimulam a queima de gordura, como catecolaminas, do mesmo modo que o hormônio de crescimento contribui para mobilização de gorduras corporais mais insistentes. Em contrapartida, exercícios de pesos leves e de moderada intensidade cardiovascular não geram o mesmo estímulo para a perda de gordura localizada.

Além disso, exercícios de alta intensidade (HIIT) também proporcionam maior gasto de energia no pós-exercício. Pesquisas indicam que essa modalidade de exercício também contribui para uma perda maior de gordura subcutânea quando comparado ao exercício de intensidade moderada, mesmo quando ambos queimam similarmente o número de calorias. O HIIT foi relacionado também à redução da circunferência abdominal, demonstrando melhores resultados para queima de gordura localizada.

 

Dieta

Para favorecer a queima de gordura localizada, a dieta deve ser baseada no consumo de alimentos integrais, não industrializados, com alto teor de fibras e baixo teor de açúcares.

Ficou com alguma dúvida sobre por que é difícil eliminar gordura localizada ou tem alguma dica sobre o assunto que não foi abordada neste artigo? Deixe seu comentário. Você poderá ajudar outras pessoas!

 

E-book Protocolo de Tratamento para Gordura Localizada com Heccus Turbo - Baixe agora!


Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de