Os 12 passos para empreender na fisioterapia – #12

Publicado por Antonio Carlos em 01/12/2015 - 3 Comentários


Passo 12 – Atendimento do Cliente, alguns Erros e Acertos no Marketing do Consultório.

Amigos,

Atrevo-me a escrever sobre esse tema baseado em minha experiência obtida nas visitas realizadas aos Clientes, sejam clínicas de Fisioterapia e Reabilitação de grande porte ou consultórios de atendimento diferenciado.

São dicas que compartilho com Vocês para que tenham uma ideia de como é simples conquistar e obter Clientes na área de saúde e bem estar.

Os 12 ERROS

Vamos começar pelos erros, pois isso nos faz perder Clientes!

1- Secretária atuar de mau humor ou não estabelecer contato visual com o Paciente.

2- Perder a ficha do Cliente.

3- Pouco cuidado com a Higiene, especialmente nos banheiros e jalecos.

4- Aparelhos ou acessórios em uso que deveriam ter sido descartados por idade ou desgaste. Clique aqui e vejo um exemplo.

5- Sala de espera com poucas cadeiras ou espaço insuficiente para aguardar o atendimento.

6- Profissional que demonstra insegurança e/ou falta de conhecimento no atendimento.

7- Não dar importância ao trabalho ou a importante missão da Secretária.

8- Misturar as contas do consultório com as contas pessoais.

9- Não saber lidar ou como se desculpar por um erro de agendamento.

10- Ignorar o Marketing e suas ferramentas, tais como: cuidados com a fachada, impressos, ações promocionais, presença digital, interação com os Clientes.

11- Conceder aumentos de salários à sua Secretária somente na data base, não valorizando sua pro atividade e comprometimento.

12- A pior delas: atender o celular no horário de atendimento do Cliente, seu tempo deverá ser exclusivo para ele, afinal das contas Você está sendo remunerado por isso.

  

Os 12 Acertos

1- Ter uma recepção acolhedora, na medida do possível com: wifi, ar condicionado, TV, café, chá, água, revistas da semana atualizadas, baleiro e um brinde simples como um marcador de livros.

2- Criar um quadro de avisos para interagir com os clientes no consultório com: dicas, mensagens motivacionais, recados, datas comemorativas, receitas saudáveis, humor, uma prece ou oração cristã.

3- Manter sempre sobre o balcão de atendimento, cartões de visita e folhetos divulgando os serviços do consultório.

4- Entregar no atendimento e pedir na saída, uma ficha com pesquisa de opinião (não deve ter campo de identificação dos dados do paciente) e avaliar as respostas semanalmente, para correção dos erros.

5- Explicar as manobras ou o próximo passo dos tratamentos realizados.

6- Saber que os atrasos são inevitáveis, lidar com essa exceção de forma cordial e educada com tratativa prevista para reincidentes.

7- Criar metas com sua equipe para motivar e desafiá-los a crescer profissionalmente com Você e o seu consultório.

8- Comemorar as conquistas e premiar o esforço do seu Time, no mínimo com uma pizza.

9- Criar e implementar um manual de boa conduta que aborde: asseio pessoal, faltas, atrasos, uso da internet, celular, redes sociais, como lidar com clientes difíceis, aniversários, namorado/marido esperando na porta do consultório, discussões com colegas, comportamento em eventos e que for importante para o convívio de todos.

10- Manter o Sebrae como parceiro do teu negócio: antes de iniciar um novo serviço ou aplicar uma nova ideia, sugiro que faça o curso presencial: Transforme sua ideia em um Modelo de Negócios – CANVAS.

11 – Aprenda a ouvir a queixa do Cliente sem interrompê-lo mostrando interesse pelo seu caso.

12 – A melhor delas: Sempre que possível ligar ao Paciente para saber como está evoluindo o tratamento.

 

Chegamos ao final deste módulo com 12 importantes passos que compartilho com meus Seguidores que se tornaram a razão do meu trabalho aqui na Fisio Fernandes.

 

 

Boa $orte a cada um de Você e obrigado pelos comentários e compartilhamentos!

Até breve!

 

Antonio Carlos Fernandes


3
Deixe um comentário

avatar
2 Comentários
1 Respostas
0 Seguidores
 
Mais votados
Mais populares
2 Autores
Antônio Carlos FernandesJhonatha Teixeira de Souza Araujo Autores recentes
  Inscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
Antônio Carlos Fernandes
Visitante

Olá Jhonatha,
É uma alegria saber que algumas das dicas contribuíram para te ajudar, obrigado por comentar e seguir os posts.
Fico a disposição para outros temas de seu interesse, conta comigo!

AC Fernandes

Jhonatha Teixeira de Souza Araujo
Visitante
Jhonatha Teixeira de Souza Araujo

ola, Antonio!!

Eu lir alguns textos do seu blog, serviu bastante para me orientar em alguns decisões a ser tomada em meus atendimentos.
Continue escrevendo, pois a sua experiencia e importante!

Abraços.

Antônio Carlos Fernandes
Visitante

Muito obrigado Jhonatha,
Conta comigo e Sucesso Sempre!
abraços