Fisioterapia online: como realizar o atendimento à distância durante a pandemia

Publicado por FisioFernandes em 14/05/2020 - 5 Comentários


Fisioterapia online: como realizar o atendimento à distância durante a pandemia

Com as determinações para conter a disseminação do coronavírus, passamos a conviver com a suspensão de diversas atividades, inclusive na área da saúde e estética.

No entanto, portadores de doenças crônicas, idosos e pacientes recém-operados têm, através da tecnologia, uma chance de continuar com tratamentos de fisioterapia.

Apesar de o atendimento presencial ser o ideal, a transição temporária das consultas para o meio digital tem a possibilidade de oferecer a esses pacientes, benefícios durante o isolamento, principalmente, para aqueles que a falta do tratamento pode ser prejudicial e causar perdas irreparáveis.

A fisioterapia online também é uma forma de o fisioterapeuta poder retomar seus atendimentos, ainda que via internet, amparando e fidelizando seus pacientes.

Decisão do Coffito

O Conselho Federal Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional publicou no dia 23 de março a Resolução nº 516/2020, suspendendo os efeitos do artigo 15, inciso II do código de ética, que vetava o atendimento não presencial aos fisioterapeutas, passando a permiti-lo em modalidades específicas.

Entretanto, é importante lembrar que essa deliberação tem caráter excepcional e seu objetivo é minimizar a desassistência durante o isolamento social.

 

Artigos Relacionados

 

O comunicado oficial aborda a liberação dos seguintes serviços:

Teleconsulta

Consulta clínica registrada e realizada pelo Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional à distância.

Telemonitoramento

Acompanhamento à distância de pacientes que já eram atendidos previamente de forma presencial, por meio de aparelhos tecnológicos. O profissional pode utilizar métodos simultâneos ou não, além de decidir sobre a necessidade de encontros presenciais para fazer reavaliações sempre que necessário. Essas reavaliações também podem ser feitas por outro fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, quando em comum acordo.

Fisioterapia online: como realizar o atendimento à distância

Com a liberação do Conselho, o profissional agora pode agendar consultas virtuais para acompanhar a evolução dos quadros de tratamento e dar todo o suporte necessário ao paciente.

A dica, então, para a fisioterapia online, é aproveitar e explorar as possibilidades digitais, indicando exercícios simples e autônomos, ideais para serem feitos em casa. E, na medida do possível, mantê-los ativos, monitorando sua evolução à distância.

O que é preciso para oferecer a fisioterapia online

Para a realização desses atendimentos, o ideal é que tanto o profissional quanto o paciente tenha um dispositivo com câmera e acesso à internet, como um notebook ou um celular.

Caso o paciente não tenha um acompanhante para segurar a câmera durante o atendimento, é importante recomendar que ele posicione o aparelho em um local com boa iluminação e estabilidade, além de seguir atentamente as orientações do profissional.

 

Assine nossa newsletter

 

Plataformas que podem ajudar na fisioterapia online

São diversas as plataformas que podem auxiliar na fisioterapia à distância. Confira as mais populares.

Google Hangouts (agora Google Meet)

O Google Hangouts é uma ferramenta para fazer videoconferências. A plataforma é compatível com os principais navegadores do mercado e não requer a instalação de programas no computador. Em virtude da pandemia, o Google liberou o Hangouts Meet, versão voltada para comunicação empresarial, para todos os usuários de forma gratuita.

Skype

O Skype é um programa de mensagem da Microsoft disponível para celulares e online em diferentes plataformas. Além dos aplicativos destinados a cada sistema operacional, também existe uma versão web do Skype que pode ser usada por meio de um navegador comum de Internet.

Zoom

O Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência para ambientes corporativos que suporta reuniões com até 500 participantes e 10 mil espectadores no modo webinar. Embora seu foco seja empresas, mediante assinatura, há uma versão gratuita de livre acesso para usuários individuais com menos recursos.

WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens e comunicação em áudio e vídeo pela internet. Está disponível para praticamente qualquer smartphone e conta com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais espalhados por mais de 180 países. Basta procurar “WhatsApp” na loja de aplicativos de seu telefone.

Quem já tem o aplicativo no smartphone também pode acessar pelo computador, através do Web WhatsApp.

Messenger

O Messenger é um software da Microsoft que permite a comunicação instantânea entre dois ou mais utilizadores. Pode ser usado a partir de um computador ou de certos dispositivos móveis (smartphones), através de uma conta no Facebook ou criando uma conta independente que pode ser cadastrada pelo número de celular. Basta procurar “Messenger do Facebook” na loja de aplicativos de seu telefone.

Ficar próximo de seus pacientes e aproveitar ao máximo as facilidades virtuais é uma ótima oportunidade para o fisioterapeuta assegurar o funcionamento de sua clínica e, ao fim da crise, garantir que tudo volte à normalidade.

Ficou com alguma dúvida, ou quer saber mais sobre fisioterapia online e como realizar o atendimento à distância? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!

E-book Modelo de Clínica Básica de Fisioterapia Home Care


5
Deixe um comentário

avatar
4 Comentários
1 Respostas
0 Seguidores
 
Mais votados
Mais populares
2 Autores
Priscila MoroLucas Crepaldi Barrenha Autores recentes
  Inscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
8 vantagens de trabalhar com fisioterapia home care -
Visitante

[…] Fisioterapia online: como realizar o atendimento à distância durante a pandemia […]

trackback

[…] Fisioterapia online: como realizar o atendimento à distância durante a pandemia […]

Lucas Crepaldi Barrenha
Visitante
Lucas Crepaldi Barrenha

Como fica a situação de avaliação/consulta inicial do paciente por teleconsulta?

Priscila Moro
Editor

Olá Lucas
O ideal é verificar no Município que você atua como estão as atividades. Pois está variando muito de acordo com serviços essenciais.
Obrigado

trackback

[…] Fisioterapia online: como realizar o atendimento à distância durante a pandemia […]