Os 12 passos para empreender na fisioterapia – #9

Publicado por Antonio Carlos em 23/11/2015 - Nenhum comentário


Passo 09 – Marketing Pessoal e Networking – Sua importância para o Profissional da Saúde.

Olá Amigos,

Tenho certeza de que muitas vezes Você já ouviu falar sobre a importância de praticar um bom Marketing Pessoal e cuidar permanentemente do seu Networking.

Para entender melhor e de modo prático esses dois temas, incluí um conteúdo bacana neste 9º Passo da caminhada que seguimos juntos, construindo seu Sucesso.

1- Marketing Pessoal do Fisioterapeuta e Profissionais da Saúde:

Para facilitar a compreensão do tema é bom alinharmos que Marketing Pessoal não é aquilo que Você é, mas sim, aquilo que parece ser.

– Tem mais a ver com a imagem do que com conteúdo!

Acredito que Você já se indignou com alguns Profissionais da Saúde que conseguiram obter grande visibilidade no mercado sendo medíocres, mesmo assim foram percebidos como competentes, mas na prática são uns “cabeças de bagre”.

Em público não se atrevem a se aprofundar nas suas falas mas tem um pensamento tão rápido, que conseguem sair de situações difíceis, enrolam os ouvintes com maestria justamente nas oportunidades que deveriam mostrar conteúdo, já lembrou de alguém, não é?

Essa “qualidade” está presente em vários influenciadores como Políticos, Artistas, Médicos, que conseguem brilhar e são adotados pela mídia pois vendem bem a imagem pessoal, apesar de sua competência deixar a desejar.

Isso tem tudo a ver com o Marketing pessoal, mas estou falando de usá-lo para o bem e na sua importância na construção de sua carreira.

Ter uma boa imagem é uma escolha que sempre estará ligada ao sucesso de qualquer profissional.

Normalmente em um primeiro encontro só temos uma única oportunidade para causar uma boa impressão pois no início, o outro costuma prestar mais atenção nos fatores e itens externos como:

– Suas roupas

– Sua aparência

– Postura

– Simpatia

– Beleza

Lamentavelmente pouco disso mostra com precisão quem Você é, mas temos que admitir que são itens que ajudam os entrevistadores a tomar decisões ou tornam as coisas mais fáceis na hora de se aproximar de alguém, concorda?.

Uma dica:

Onde e com quem o (a) Fisioterapeuta, pode/deve usar teu Marketing Pessoal?

 

  • Com seu Cliente:

– Ao fazer uma avaliação do tratamento e normalmente por ser o primeiro contato, eles costumam prestar mais atenção no ambiente e coisas que tem em seu consultório, também observam sua roupa e às vezes até mesmo no perfume que Você está usando, só depois disso é que irão perceber a sua “pegada” profissional.

 

  • Com um indicador de Clientes:

Ao fazer uma visita a um colega ou indicadores de Clientes para agradecer ou outro motivo é também um bom momento para entregar uma boa imagem, evite ir vestido de branco ou usar a informalidade do “jeans”, minha sugestão é que escolha uma roupa social, sapato nos trinques e use o melhor que puder de sua simpatia.

 

  • Ao fazer uma apresentação:

É importante saber que terá 03 públicos:

Os Auditivos, os Visuais e os Cinestésicos, mas todos prestarão atenção também na sua postura e linguagem corporal além dos slides e da sua fala.

 

Para finalizar é comum comparar nosso marketing Pessoal com aquela parte pequenina do Iceberg que fica fora d´água que todos reparam, mas a sua essência, os seus valores, suas qualidades, estarão submersos e somente com a convivência é que serão percebidos.

Essa uma das razões pelas quais leva algum tempo para construir uma boa reputação, mesmo com sua boa imagem pessoal sendo percebida de imediato.

 

– E por que então é importante cuidar permanentemente do Marketing Pessoal?

 

Pelo fato de que não é possível criar laços com todas as pessoas que passam pela nossa vida mas, é importante saber que pode fazer grande diferença em nossas carreiras por isso é preciso dar importância ao que vestimos, nosso asseio, nossa postura no dia a dia e o comportamento coerente entre o que falamos e fazemos.

Vamos agora entender um pouco de Networking?

 

 

 

2- Networking e a importância de se relacionar

 

Saber se relacionar, estender pontes e não fazer conta de ganhar uma discussão quer dizer:

Construir e manter um bom Networking!

Um dos livros que me ajudaram e entender a importância de se relacionar foi o clássico“ Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas do autor Dale Carnegie, super antigo, escrito em 1936 mas com seu conteúdo permanentemente atual.

 

Em minhas palestras aos Profissionais da Saúde e Bem Estar, costumo falar que é importante as pessoas do nosso convívio saberem o que fazemos profissionalmente. Essa dica se aplica a todas as pessoas mesmo e estou me referindo a:

 

– O Frentista do posto de gasolina onde você habitualmente abastece seu carro, a Atendente que lhe serve o café na padaria perto do consultório, o Porteiro do seu prédio enfim, todo mundo que convive com Você em seu dia a dia.

Esses profissionais que lhe atendem também se relacionam em família, no clube, na igreja, no trabalho e se souberem onde buscar um bom serviço de Fisioterapia certamente irão lhe procurar além de lhe indicar, afinal de contas já te conhecem, não é mesmo?

 

Agora a melhor dica que posso dar e certamente irá turbinar seu Networking é:

– Entregue à todas as pessoas de seu relacionamento 03 cartões de visitas.

 

Experimente, faça isso, considere como uma boa semente que vai germinar e lhe trará benefícios em pouco tempo.

Abraços e não percam o PASSO 10 onde vamos dar uma contribuição bem bacana sobre a importância de criar uma boa Marca para seu consultório.

 

Peço ajuda à vocês postando seus comentários aqui mesmo abaixo deste post, assim conseguiremos melhorar esse conteúdo.

 

Obrigado e Parabéns à todos!

Antonio Carlos Fernandes

Se preferir comente também pelo e-mail: marketing@fisiofernandes.com.br


Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de