Máscara de TNT pode ser lavada?

Publicado por FisioFernandes em 23/06/2020 - Nenhum comentário


Máscara de TNT pode ser lavada?

Em meio à pandemia e à necessidade do uso de máscaras, pode surgir a questão: máscara de TNT pode ser lavada? Leia nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, ao saírem de casa, todas as pessoas acima dos dois anos de idade devem utilizar máscara como forma de proteção contra a disseminação da Covid-19.

O uso da máscara se faz necessário porque o coronavírus pode ser espalhado por meio das gotículas que ficam suspensas no ar quando alguém infectado fala, tosse ou espirra; e as máscaras atuam como uma barreira física, diminuindo a exposição e o risco de infecção.

 

Como devem ser as máscaras

A Anvisa recomenda que as máscaras sejam feitas nas medidas corretas a fim de cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais. É importante que sejam utilizadas corretamente, sem serem manipuladas durante o uso. Também é essencial lavar as mãos antes de sua colocação e após sua retirada.

 

Materiais para confecção das máscaras

O algodão é o tecido ideal para as máscaras, porém  podem ser confeccionadas em tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.

É preciso que as máscaras tenham, pelo menos duas camadas de pano, isto é, sejam dupla face. Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca.

 

Artigos Relacionados

 

Máscara de TNT

As máscaras de TNT precisam ter uma grossura específica para atuar como uma barreira eficiente. Essa grossura é chamada de gramatura e a partir da medida 30, é seguro usá-la.

 

Mas máscara de TNT pode ser lavada?

As máscaras de TNT, tanto as de confecção caseira quanto as cirúrgicas utilizadas por profissionais da saúde, não podem ser reaproveitadas. Elas precisam ser descartadas no lixo orgânico, pois não podem nem ser recicladas.

Especialistas recomendam ainda que, no momento do descarte, elas sejam enroladas dentro de um papel ou plástico, garantindo que o gari não seja contaminado durante a coleta de lixo. Colocá-las no lixo do banheiro também é uma possibilidade, na tentativa de evitar que recicladores as manipulem.

Confira também o artigo Diferença entre máscara de tecido e máscara descartável e a importância do uso.

 

Assine nossa newsletter

 

Higienização

Ao contrário da máscara de TNT, as confeccionadas em outros tecidos podem ser lavadas e reutilizadas regularmente, entretanto recomenda-se evitar mais que 30 lavagens e seguir alguns cuidados:

1- A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas;

2- Lavar previamente com água corrente e sabão neutro;

3- Deixar de molho em uma solução de água com água sanitária (duas colheres de sopa de água sanitária a cada um litro de água), ou outro desinfetante, por cerca de 30 minutos;

4- Enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante;

5- Evitar torcer a máscara com força;

6- Deixar secar, se possível, ao sol;

7- Passar a ferro quente;

8- Garantir que a máscara não apresenta danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc). Caso contrário é necessário substituí-la;

9- Guardar em um recipiente fechado e devidamente higienizado.

Lembre-se de que as principais medidas de proteção continuam sendo o isolamento social e a higiene das mãos. 

 

Ainda tem dúvidas sobre o uso de máscaras, em especial, sobre as confeccionadas em TNT? Deixe seu comentário!


Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de