O que as esteticistas gostariam de saber sobre tratamento para rugas e linhas de expressão e ninguém nunca falou

Publicado por Priscila Moro em 24/07/2019 - 2 Comentários


O que as esteticistas gostariam de saber sobre tratamento para rugas e linhas de expressão e ninguém nunca falou

Por mais que incomodem – principalmente as mulheres – as rugas e linhas de expressão fazem parte da vida de todas as pessoas, é um processo natural fisiológico, pois estão diretamente ligadas ao envelhecimento e surgem, com o passar do tempo, devido à perda e diminuição da produção de algumas substâncias da pele.

No entanto, o envelhecimento está relacionado ao estilo de vida que adotamos, ou seja, pode variar para mais ou menos sinais, dependendo do nosso estilo e hábitos como:  alimentação, exposição ao sol, poluição, entre outros tantos fatores. 

 

O que são rugas

As rugas são os sinais concretos de nosso envelhecimento. Elas aparecem, principalmente, devido à perda de colágeno, que é responsável pela sustentação da pele, de elastina – o que aumenta a flacidez cutânea – e ácido hialurônico, que é responsável pelo seu preenchimento.

Nossas expressões faciais também fazem com que o rosto fique marcado e, com o tempo, o músculo na região fica mais forte, acentuando essas linhas.

As rugas estão divididas em dois tipos. A diferença entre elas é a profundidade, que pode variar também devido a fatores genéticos e espessura da pele.

 

Rugas dinâmicas

Conhecidas como linhas de expressão, são as primeiras a serem notadas. Estas não aparecem no repouso.

Rugas estáticas

Muito comuns em peles maduras, são visíveis mesmo sem movimentos faciais.

 

O que pode causar rugas

Além do envelhecimento da pele e perda de colágeno, as rugas podem surgir devido a uma série de fatores. Entre eles, também podemos citar:

– Alta exposição solar

– Poluição

– Tabagismo

– Má alimentação

– Consumo excessivo de açúcar

Vale lembrar:

Em movimentos como, por exemplo, “de franzir” a testa com certa frequência, o corpo prioriza nutrientes para órgãos específicos, como coração, cérebro e rins, deixando a pele com poucas substâncias e oxigênio. Com isso, ela reduz a capacidade de fazer a renovação celular e, consequentemente, de produzir colágeno. Essa soma de fatores acaba resultando no realce das rugas.

 

Artigos Relacionados

Como prevenir

Infelizmente, não é possível evitar para sempre o aparecimento das rugas, já que por conta do processo fisiológico, a pele acaba por envelhecer, por isso é imprescindível aceitar esse processo como algo natural. Entretanto, é possível recomendar alguns cuidados aos clientes, para que ocorra de forma mais saudável:

– Beber sempre muita água.

– Aplicar protetor solar diariamente. Além de proteger a pele contra os efeitos da radiação solar e luz visível, o produto também atua na prevenção do fotoenvelhecimento.

– Optar por uma alimentação mais saudável e evitar o açúcar pois, ao consumi-lo, tem-se o processo de glicação, no qual cada molécula de glicose une-se a uma proteína da pele, como o colágeno e a elastina, resultando na destruição dessas fibras de sustentação e provocando flacidez e formação de linhas e rugas.

– Escolher um produto antirrugas para incluir na rotina, como ácido hialurônico, sílico, resveratrol, entre outros. Alguns séruns contêm ativos que estimulam a produção de fatores de crescimento e que promovem ação hidratante e atuam na elasticidade do tecido.

– Utilizar ativos antioxidantes, como vitamina C, vitamina E, chá verde, entre outros. Existem cremes antioxidantes e séruns com vitaminas que aumentam as defesas naturais e ajudam a combater o processo oxidativo. 

– Usar um  creme antiglicante, que inibe o processo de glicação.

– Não fumar. O cigarro provoca diminuição do fluxo sanguíneo e, consequentemente, a diminuição do sangue ao tecido cutâneo, gerando lesão das fibras elásticas e diminuição da síntese do colágeno, resultando na formação de rugas.

 

Ativos que estimulam a produção de fatores de crescimento

 

Ativos que promovem ação hidratante e atuam na elasticidade do tecido

 

Séruns com vitaminas

 

Tratamento para rugas

Os tratamentos estéticos buscam sempre o objetivo de renovação celular, de estimular a síntese de fibroblastos (para aumentar a produção de colágeno e elastina) e proporcionar uma boa hidratação ao tecido, pois quanto mais hidratada estiver a pele estiver, melhor será a resposta aos tratamentos.

Os protocolos mais indicados são os de revitalização facial, com ativos específicos, como:

 

Peeling diamante e cristal

O peeling de diamante e de cristal promovem esfoliação da pele, de maneira mais abrasiva, para remover as células mortas, promovendo uma renovação celular, e a ação mecânica promovida do tecido gera estímulo de Fibroblastos, estimulando assim produção de  colágeno e elastina. Como benefícios ainda melhora o viço, brilho, hidratação, atua melhorando a aparência de poros dilatados. Para o tratamento, o equipamento indicado é o Dermotonus Esthetic Ibramed – Aparelho de Peeling de Cristal e Diamante com Caneta Diamantada .

 

Microcorrentes

Esse tratamento para rugas utiliza correntes elétricas de baixa amperagem, bem semelhantes ao nosso tecido. É uma corrente subsensorial, ou seja, o cliente não sente desconforto na aplicação.  Atua diretamento na ATP ( Adenosina Trifosfato – responsável pela energia das células), aumentando o metabolismo em até 500%. Seus efeitos: melhora a oxigenação e nutrição, estimula a circulação sanguínea e linfática, promove a Bioestimulação do Colágeno, atuando diretamente nos tratamentos Anti Aging. O Neurodyn Esthetic Ibramed – Aparelho com 8 Terapias estéticas e Massagem Aura ou Sonopeel Ibramed – Aparelho de Peeling Ultrasônico e Correntes  são os equipamentos utilizados para  esses protocolos.

Luz Pulsada – Fotorrejuvenescimento

A luz pulsada induz a ativação dos Fibroblastos, e consequentemente a formação do Neocolágeno. Pode ainda ser indicada para tratamentos de telangectasias, rosácea e lesões pigmentares. O aparelho indicado para esse tratamento é o Lyra Ibramed – Equipamento de Luz Intensa Pulsada.

 

Fototerapia (Led  e Laser)

A fototerapia, seja com led ou laser, é feita com um  aparelho que emite uma luz que atinge as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno, o metabolismo dos fibroblastos, com consequente aceleração na produção de  novas fibras colágenas. As luzes mais utilizadas são Vermelha e Âmbar. O Antares Ibramed – Aparelho de Led e Laser é um aparelho indicado para esses protocolos.

 

Microagulhamento

As microlesões promovidas pelo microagulhamento, além de estimularem a produção de colágeno e elastina, abrem canais aumentando de forma significativa a permeabilidade dos cosméticos, como Fatores de Crescimento – Silício, Ácido Hialurônico, FGF, TGF, EGF, entre outros. Os aparelhos utilizados para esses protocolos são o Derma Roller 0,5mm Smart GL – Rolo para Microagulhamento com 540 Agulhas e o Dermapen – Caneta Elétrica de Microagulhas – Smart GR.

 

Eletrolifting

Este tratamento para rugas atua mais pontualmente sobre as linhas e rugas de expressão. Através do estímulo elétrico, com a corrente microgalvânica, promove um processo de “lesão”, gerando uma inflamação e a partir disso, um processo de reparo do tecido, tendo a formação e novas fibras de colágeno e elastina. Os aparelhos Neurodyn Esthetic Ibramed – Aparelho com 8 Terapias Estéticas e Massagem Aura  ou o Striat Ibramed – Aparelho de  Corrente Microgalvânica são os que realizam esse tratamento. 

Corrige ainda a flacidez do rosto por meio de estímulo elétrico, com corrente galvânica ou até mesmo com a própria radiofrequência associada a uma caneta específica.

 

Quais as dicas de prevenção e tratamento para rugas e linhas de expressão você recomenda aos seus clientes? Compartilhe com a gente sua experiência!

e-book Tratamentos para celulite


2
Deixe um comentário

avatar
2 Comentários
0 Respostas
0 Seguidores
 
Mais votados
Mais populares
0 Autores
Autores recentes
  Inscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
trackback

[…] – O que as esteticistas gostariam de saber sobre tratamento para rugas e linhas de expressão … […]