Radiofrequência – Hooke

Surge mais uma novidade no mercado da estética: O Hooke, a radiofrequência da marca Ibramed.

Conheça um pouco mais sobre este novo produto e algumas curiosidades:

Características técnicas

O HOOKE é um equipamento para aplicação da energia de radiofrequência utilizada em tratamento médico, estético e cosmético com penetração profunda ou superficial. É microcontrolado, com uma frequência de operação do gerador de radiofrequência de 27,12 MHz. O HOOKE apresenta a potência de 120 Watts, aplicador bipolar (penetração superficial até 4 mm de profundidade) e monopolar (penetração profunda de 15 a 20 mm de profundidade). Além disso, o equipamento permite o resfriamento por meio de um aplicador criogênico (cooling) para preservação da epiderme durante a terapia.

Indicações

O HOOKE é indicado para o tratamento de várias condições estéticas, especialmente, rugas e flacidez de pele, bem como no tratamento da celulite e da gordura localizada. Trata-se de técnica não invasiva, sem efeito sistêmico, não causa dependência e não tem efeitos colaterais indesejáveis.

Efeitos imediatos do HOOKE na pele (aplicador bipolar)

A pele possui uma base de sustentação formada por fibras de colágeno e elastina que determina o seu grau de firmeza e elasticidade, a qual diminui progressivamente com o envelhecimento, formando as rugas e deixando a pele com um aspecto flácido. As fibras de colágeno são constituídas por uma tripla hélice de proteínas, o aquecimento desta estrutura com uma temperatura correta por um determinado tempo pode induzir a imediata contração do tecido e seu espessamento. Esse efeito é resultado da “termocontração do colágeno”. A capacidade de retração do colágeno com a energia térmica não se trata de um conceito novo na área médica e é extremamente atraente quando ocorre com mínimo ou nenhum dano epidérmico. Isso acarreta uma suavização de rugas e linhas de expressão, além de ser um poderoso auxiliar no tratamento da flacidez de pele, inclusive pós-lipoaspiração. Assim a contração imediata do colágeno pode ser induzida pelo HOOKE visando o rejuvenescimento, tratamento de flacidez de pele ou outros sinais de envelhecimento facial ou corporal.

Efeitos imediatos do HOOKE no tratamento da celulite e da gordura localizada (aplicador monopolar)

O tratamento com o HOOKE promove mudanças na estrutura do colágeno causando alterações morfológicas do septo de tecido conjuntivo que contém as células de gordura. O aumento da temperatura local gera a ativação do fluxo sanguíneo, interferindo positivamente, favorecendo a lipólise e a drenagem. O HOOKE proporciona um efeito de contração volumétrica da área tratada (redução de medidas) na maioria dos pacientes.

Efeitos do HOOKE na pele, celulite e gordura localizada a médio e longo prazo

Os efeitos terapêuticos do HOOKE são de dupla natureza: inicialmente provoca uma imediata contração do colágeno, em seguida acontece o disparo de uma cascata de sinalização envolvendo mediadores do processo inflamatório e de reparo e de regeneração tecidual em resposta à leve lesão térmica mediada. Esse mecanismo envolve deposição e remodelação do colágeno (neocolagênese) assim como da elastina (neoelastogênese) que pode perdurar ao longo de meses. Este processo, ao reestrutura a pele e tecido subcutâneo, deixa a aparência mais firme e lisa.

Qual o número ideal de sessões para se obter bons resultados?

O número de sessões se relaciona ao objetivo do tratamento, metabolismo individual, tipo de pele, grau de flacidez e idade. Mas é possível nas primeiras sessões observar os resultados positivos.

O HOOKE pode ser associado a outros tratamentos estéticos?

Sim. Nos casos de celulite e gordura localizada os resultados do tratamento serão melhores se associados à Terapia Combinada HECCUS. Nos casos de flacidez muscular, se for associada à eletroestimulação com correntes AUSSIE ou RUSSA. Nos tratamentos faciais, o HOOKE também pode ser associado ao uso de correntes, em particular, as microcorrentes e ao uso de dermocosméticos. O tratamento com a carboxiterapia ARES (IBRAMED) também potencializa os efeitos desejados.

Os aplicadores bipolar e monopolar podem ser utilizados no mesmo local na mesma sessão?

Sim. Nos quadros, por exemplo, nos quais a celulite e/ou a gordura localizada está relacionada à flacidez de pele, utilizam-se os dois aplicadores na mesma sessão. O aplicador bipolar atua mais superficialmente tratando a flacidez enquanto o aplicador monopolar age mais profundamente para tratar a celulite e/ou gordura localizada.

Quais as principais contra-indicações do tratamento?

– Gestantes e mulheres que pretendam engravidar;

– Usuários de marca passo, implante desfibrilador cardíaco ou outro implante eletromagnético;

– Pacientes com histórico de alterações no sistema imunológico ou inflamatório;

– Pacientes com uso recente de isotretinoína;

– Presença de dermatite ativa ou ferida na área de tratamento;

– Hérnia abdominal, diástase reto abdominal na área de tratamento;

– Implantes metálicos sobre ou sob a área tratada;

– Sobre os materiais preenchedores da derme;

– Quelóides, cicatrizes hipertróficas ou deprimidas na área tratada;

– Regiões teciduais com isquemia;

– Acne pustulosas e fístulas, rosácea, herpes ativo.

* Indivíduos com dispositivos eletrônicos, como, por exemplo, aparelhos auditivos, devem retirá-los no momento do tratamento.

Quais são as recomendações pós-tratamento?

Não há nenhuma manutenção ou período de recuperação após o tratamento com HOOKE. O paciente pode retornar às suas atividades de rotina imediatamente.

De forma similar a outros tratamentos, o paciente deve estar ciente de que o tratamento não é milagroso e que ele deve manter um estilo de vida saudável (dieta e exercícios).

Conheça o produto:

Hooke – Ibramed

441 comentários sobre “Radiofrequência – Hooke

  1. Priscilla, tudo bem?
    A radiofrequência pode ser feita no mesmo dia da Lipocavitação?
    Outra pergunta, para a radiofrequência, só pode ser usada o gel glicerinado?

    1. Olá Adriana,
      Os resultados geralmente são reversíveis pois o efeito do botox diminui após algum tempo…
      Mas não recomendo o uso de radio nessa área pois não se deve fazer uso do calor sobre o globo ocular. O que pode ajudar um pouco é o uso da microcorrentes.
      Abraços

  2. Ola Priscila! Fiz botox na testa e glabela mas não gostei do resultado, minhas pálpebras abaixaram ao invés de arquear e está prejudicando minha visão. Já agendei retorno com a profissional que fez e estou decidida a reduzir o efeito do botox, a radiofrequência nessas regiões ajudaria? Preciso muito resolver isso mesmo sabendo que não é imediato. Obrigada

  3. Ola Priscilla tudo bem?

    Ha 2 anos atras fiz um preenchimento de acqua gel (acqualift ) abaixo das palpebras, como o medico colocou bastante produto foi preciso fazer uma blefaroplastia para remove-lo. Passado 1 ano desde a data da blefo, ainda nota-se um pouco do produto no local, falando com uma esteticista, ela disse que posso estar a fazer sessoes de radio frequencia no local para ajudar fazer o produto ser absorvido mais rapido pelo organismo ( sim o aqualift é bio compativel ), em outras palavras ela disse que o calor da radio frequencia ajudaria a derreter o produto sem precisar de uma novo blefaroplastia. A informação procede? perguntei a um cirurgião plastico e o mesmo disse que a radio frequencia neste caso so n seria indicado se ao inves de resto do produto eu tivesse fibrose no local.

    muitissimo obrigado

  4. Olá, tudo bem?
    Adorei seu site e sua atenção…
    Eu tive a síndrome de quebra nozes, acabei colocando um stent de 13 cm na veia renal esquerda… Gostaria de saber se posso fazer algum procedimento estético na barriga, como a radiofrequência, ultrassom de alta potência e corrente russa?
    Aguardo retorno, obrigada

    1. Olá Vanessa, tudo bem?
      Teoricamente sim, pois nenhum destes procedimentos vai chegar a uma profundidade a ponto de atingir seu rim…
      mas recomendo que antes você passe em seu médico e solicite uma liberação por escrito… assim ele também poderá atestar seu quadro geral de saúde e te liberar.
      Abraços e obrigada por sua visita no blog.

  5. Olá!
    Uso aparelho ortodôntico. Fiz radiofrequência no rosto para a papada. Foi tudo bem. Na segunda sessão quase 30 dias depois, depois de 7 horas meu rosto começou a queimar como se tivesse passado o dia no sol sem filtro… pele muito avermelhada, inchei um pouco. Na região da papada não aconteceu nada. O que pode ter acontecido? Tratei com soro gelado e bepantol. Minha pele está bem sensível… mal consigo usar hidratante., por isso estou evitando. Estou usando apenas filtro solar. Tem seis dias que isso aconteceu.

    1. Olá Roberta,
      Em relação ao uso do aparelho ortodôntico não há contra indicações… A hipersensibilização parece de fato ter acontecido pelo calor, se sua pele é muito sensível naturalmente foi como uma queimadura de sol mesmo… Importante hidratar e só fazer outra sessão, neste caso depois de 21 dias…
      Outras coisas são importantes a serem observadas: além da radio, estava fazendo algum outro procedimento ou utilizando outro produto? Isso também pode provocar reações em sua pele.
      Se ainda assim não melhorar…recomendo que busque um dermatologista.
      Abraços

  6. Gostaria de saber se radiofrequencia em pescoço e papada dá resultado? E também se depois de 6 ou 10 sessoes de radio no rosto e pescoço de quanto em quanto tempo poderei fazer para manutenção?

      1. Olá Jamili,
        São objetivos terapêuticos diferentes: para flacidez se usa um tipo de aplicador e a temperatura induzida no tecido é maior 40-42 graus, que visa estimular o colágeno.
        Para gordura se usa outro tipo de aplicador, a temperatura é entre 37-39 graus, com objetivo de lipólise.
        Como o ciclo de produção de colágeno é de 15 dias, é por isso que damos este intervalo maior.
        Abraços

  7. Gostaria de saber se radiofrequencia em pescoço e papada dá resultado? E também se depois de 6 ou 10 sessoes de radio no rosto e pescoço de quanto em quanto tempo poderei fazer para manutenção?

    1. Olá Elisabete,
      Se o foco for trabalhar o excesso de pele na região o resultado é bom sim… Apenas evite a região de glândula tireóide ok?
      Quanto a manutenção após um tratamento completo poderá ser feita uma sessão a cada 2 ou 3 meses conforme a necessidade a ser avaliada pela profissional.
      Abraços

  8. Olá tenho prenchimendo com ácido a irônico gostaria de sabe se posso fazê a crio frequência
    Se pode prejudica ou se diminuir o efeito do ácido a irônico.

  9. Em todas as Radiofrequências o tempo de entrevalos de tratamentos é igual.podesse fazer radiofrequência em pessoas com muitos sinais no rosto?

  10. Olá doutora, fiz botox e na testa ficou ótimo mas foi aplicado também em dois pontos do rosto e minha boca ficou torta sem simetria, tem três semanas a aplicação e agora esta ficando horrível. Acha que a radiofrequência pode ajudar a melhorar meus roso e cortar um pouco o efeito do botox.

    1. Oi Vera,
      Minha sugestão é que aguarde apenas um pouco mais… mesmo que seja difícil.. com uns dois meses se o efeito ainda te incomodar vc pode tentar…
      Porém a região labial é muito sensível e pode ser bastante incomodo.
      Abraços

  11. Olá
    Tenho duas coroas dentárias de porcelana (os dois dentes da frente) presas ao osso por um pino de metal, pesquisando pela internet vi lugares dizendo que não pode ser feita radiofrequência, e vi lugares dizendo que se colocar uma gase entre os dentes e os labios não tem problema.
    O que vc acha a respeito?

  12. Tenho 64 anos e fiz 5 sessões de rádio frequência com intervalo de 15 dias
    Não usei nenhum outro procedimento
    Foi somente as rádios frequência
    Infelizmente de nada adiantou
    Minhas rugas e linhas de expressão continuaram do mesmo geito
    Então parei .
    Gostaria de usar ácido hialurônico com vit c
    Você acha que minha pele poderia melhorar ?
    Obrigada querida
    Aguardo resposta
    Abçs

  13. Fiz botox tem 15 dias. Testa e pés de galinha. Gostaria de saber quando posso fazer carboxiterapia para bolsa debaixo dos olhos? Quanto tempo de espaçamento.

  14. Boa tarde
    Enfim fiz radiofrequência
    foram 5 × com intervalo de 10 a 20 dias
    Eu tinha rugas nos olhos, ao redor da boca ,bigode chinês
    Pois tenho 65 anos
    E posso garantir que após esse procedimento meu rosto ficou pior ..as rugas aumentaram
    Isso é pura ilusão.
    Agora o jeito é eu fazer preenchimento.

        1. Olá Fernanda,
          está fazendo a aplicação na região de glúteos onde aplicou o metacril? Na verdade é contraindicado fazer procedimentos na região onde foi aplicado o metacrilato…
          De qualquer equipamento de eletroterapia.
          Abraços

      1. Fiz só as radiofrequência
        Infelizmente de nada adiantou foi dinheiro jogado fora
        Agora penso em usar apenas o ácido hialurónico com vit c
        Mais tb não sei qual comprar

          1. Foi somente a rádio frequência mesmo
            E continuo afirmando
            Minhas rugas ficaram pior é ainda surgiram mais onde não tinha
            Estou muito triste
            Não sei que cosméticos usar para amenizar as rugas

      2. Fiz só as radiofrequência
        Infelizmente de nada adiantou foi dinheiro jogado fora
        Agora penso em usar apenas o ácido hialurónico com vit c
        Mais tb não sei qual comprar

      1. Olá Eliane, tudo bem?
        Depende muito do tipo de radiofrequência que está utilizando na verdade… A maioria dos equipamentos sugere intervalo de 15 dias para respeitar o tempo de ciclo de produção de colágeno.
        Abraços

  15. Olá bom dia ,sou magra mas gostaria de fazer a criofrequencia sempre tem algo que não ficamos satisfeitos, gostaria de. Saber se é recomendado fazer,se vai me prejudica no futuro,de muda alguma coisa no corpo…tipo: prejudica o colágeno, enfim

  16. Olá
    Tenho 64 anos o que você me aconselharia fazer para rejuvenescimento facial
    Queria melhorar o contorno do rosto a flacidez e rugas em torno dos olhos e no (código de barra) se eu fizer radiofrequência qtas sessões seriam e se posso aplicar botox após a rádio. .obrigada

    1. Olá Ana,
      A radiofrequência é um excelente meio de diminuir a aparência de rugas e linhas e melhorar o contorno facial.
      Média de 6 sessões aproximadamente com média de intervalos de 15 dias entre elas.
      Pode sim aplicar o botox após a radiofrequência, mas não poderá fazer a radio depois na área recém preenchida.
      Abraços

      1. Obrigada querida vc é um amor explica mt bem .
        Eu tbm gostaria de saber o que seria melhor e mais duradouro se o botox ou preenchimento e se pode haver algum efeito colateral .bjs

        1. Olá Ana,
          Na verdade depende da região que você pretende aplicar. Algumas áreas só podem ser preenchidas com o ácido hialurônico e outros… Já outras regiões são adequadas para o botox.
          Converse com seu dermatologista ou com o profissional que fará seu tratamento. Ele poderá definir melhor o produto a ser utilizado por você.
          Abraços

        1. Olá Débora,
          A radiofrequência pode ajudar a diminuir o efeito, mas não necessariamente irá eliminá-lo.
          Se seu preenchimento é muito recente, no entanto, com tempo inferior a 2 meses espero que aguarde um pouco mais pois o efeito vai atenuar também e pode chegar naquilo que você estava esperando.
          Abraços

          1. Obrigada querida! Gostaria de saber também se o radiese também é recomendado para região das marionetes, nos cantos da boca ou seria melhor o ácido hialurônico.

          2. Oi Débora,
            Então… cada caso é um caso rsrsrs…
            Os dois servem para essa finalidade então acredito que somente após uma avaliação do seu caso seria possível indicar um ou outro produto.
            Abraços

  17. Olá, após a sessão de rádio frequência minha dermatologista aplicou botox a cima do lábio para eliminar rugas (código de barras) após 2 dias comecei sentir uma certa dormência e pinicação essa sensação aumenta quando estou comendo , parece que a comída vai cair da boca
    Estou com medo .

    1. Olá Angela, boa tarde, tudo bem?
      Converse com sua dermatologista para que ela te esclareça melhor sobre o que pode estar acontecendo… o que já posso te dizer desde já é que essa sensação não é provocada pela radio e sim pelo produto aplicado mesmo… Agora só uma dúvida: foi botox mesmo que ela aplicou nessa região ou foi ácido hialurônico?
      Abraços

      1. Olá
        Foi botox e ela aplicou uma dose pequena tanto que o resultado foi mínimo, ela quer aplicar mais um pouco após a sessão da rádio que irei fazer essa semana Ela disse que não tem nada a ver eu sentir algo após a aplicação do boTocantins e garantir que não dá nenhum desconforto tanto que ela mesma usa direto nela mesmo botox e preenchimento
        Estou com um pouco de receio pq vez em quando ainda sinto uma pequena sensação de dormência

        1. Olá
          Foi botox e ela aplicou uma dose pequena tanto que o resultado foi mínimo, ela quer aplicar mais um pouco após a sessão da rádio que irei fazer essa semana Ela disse que não tem nada a ver eu sentir algo após a aplicação do boTocantins e garantir que não dá nenhum desconforto tanto que ela mesma usa direto nela mesmo botox e preenchimento
          Estou com um pouco de receio pq vez em quando ainda sinto uma pequena sensação de dormência
          Agora ela quer colocar um pouco em torno dos olhos nos pés de galinha

          1. Entendi…
            me desculpe não poder ajuda-la assim a distância…
            Mas eu estaria julgando o trabalho de uma profissional que não conheço.
            De qualquer forma a radio não provoca sensação de dormência após aplicação.
            Abraços

  18. Ola! Ja fizeram uma pergunta sobre ter lupus e vi que nao pode fzr a radio.!
    Minha duvida é pq tem dois tipos de lupus, seria para os dois a resposta? E não pode fazer quando a doença esta em reemissão?
    Tenho o lupus leve (discoide). Nunca tomei medicamentos e só tive uma única manifestação ha anos…
    Obrigada!

  19. Boa noite! Eu faço carboxterapia no abdômen costas 2x por semana. Posso associar o hooke? Quantas vezes devo fazer por semana e quanto tempo leva cada sessão?

    1. Olá Regina,
      Pode fazer o Hooke antes da carboxi… Se for com o uso da ponteira monopolar (focada em gordura) poderá fazer 1 vez na semana…
      Se for com o uso da ponteira bipolar (focada em flacidez) poderá fazer 1 vez a cada 15 dias…
      O tempo médio das sessões varia de acordo com o tamanho da região… mas aproximadamente 10 minutos.
      Abraços

    1. Olá Carla,
      Só há problemas se a região tratada for a abdominal… outras regiões podem receber a terapia.
      O calor promovido pela radio é profundo e não é interessante para o DIU (especialmente o de cobre) e os impactos mecânicos também poderiam provocar deslocamento do mesmo.
      Abraços

      1. Boa noite!
        Tbm tenho DIU de cobre e minha dúvida era justamente essa!
        Qd realizei o tratamento na região abdominal senti um pequeno choque! Aí decidi bem terminar a sessão!
        Vc acredita que o único problema seria o deslocamento do DIU ou tbm afetaria a eficácia do mesmo?

  20. Olá Priscilla, tenho uma dúvida sobre a associação da radiofrequencia e do botox para o tratamento de rugas estáticas. Eu posso associar os dois? Tem um intervalo de tempo? Tem alguma “regra” de ordem?

  21. Estou com excesso de pele, pós lipo, nos flancos. Na clinica de estética, foi associado: massagem corporal e depois vacuoterapia +10 mimutos em cada flanco com o Hooke + carbox no corpo. sendo as sessões terças e quintas. essa combinação está adequada?

    1. Olá Sandra,
      Na verdade a combinação em sim é boa.
      O que não é interessante é o intervalo do tratamento que está muito curto para o uso do Hooke. Já que o ideal é um intervalo de 15 dias para tratamentos de flacidez.
      O vácuo precisa ser feito com menor pressão também.
      Abraços

    1. Olá Patrícia, tudo bem?
      Pálpebra é um local complicado… Geralmente a melhor alternativa neste caso é mesmo a cirurgia de blefaropastia, pois há poucos recursos que podemos usar…
      A microcorrentes pode ser feita… mas não deve ser aplicada sobre o globo ocular.
      Abraços

  22. Olá, faço uso de isotretinoína há 7, de uns meses para cá tenho sentido.minha barriga muito flácida e aparecendo algumas estrias, posso fazer radiofrequência na barriga?

    1. Olá Sandra,
      Depende do tipo de radiofrequência que está utilizando, mas geralmente gastamos 15 minutos em procedimentos faciais e no caso dos procedimentos corporais uma média de 10 minutos para cada área de 30 x 10.
      Abraços

      1. Pq? Acelera a reabsorção do preenchimento?
        Tenho essa intenção, de acelerar a reabsorção … consigo acelerar com sessões quinzenais de radiofrequência? Fiz tem 1 semana e detestei o resultado… ( lábios )

        1. Olá Adriana,
          A radiofrequência estimula a produção de colágeno e pode facilitar a absorção do preenchimento…
          A região dos lábios é bem sensível ao calor, este é o grande problema…
          Mas caso suporte o calor é uma tentativa possível.
          Abraços

    1. Olá Rosana,
      Qual é o tipo de peeling que você está fazendo?
      Caso sejam os mecânicos, do tipo diamante ou cristal é mais tranquilo.
      Se for um peeling químico, vai depender do tanto que esse peeling é agressivo…
      Se for um peeling suave que não promova descamação intensa pode fazer também… Mas evite o uso no mesmo dia.
      Abraços

  23. A radiofrequência elimina o preenchimento de ácido hialurônico? Tem como reverter? Pois meu sorriso ficou travado e meu rosto com aspecto de inchaço. Desde já obrigada!

    1. Olá Silvana,
      ajuda a diminuir um pouco os efeitos sim… Mas se seu preenchimento for recente, com menos de dois meses, recomendo que aguarde um pouco, muitas vezes o efeito já diminui sozinho e ficaa mais natural depois deste tempo…
      Abraços

      1. Olá Dulsi,
        É uma tentativa neste caso, pode ser que funcione, se o preenchimento está muito recente pode ser que o resultado seja pequeno…
        De qualquer forma se deseja diminuir a ação do botox vale a pena tentar…
        Abraços

        1. Já faz dois meses que apliquei o botox. Voltei ao dermatologista e eles fizeram lá mesmo um sessão de radiofrequência. Senti a diferença, agora vou fazer na cidade que moro. A minha pergunta é se posso fazer sessões diárias. Obrigada!

          1. Bom dia Dulsi,
            O Manthus Start tem um cabeçote facial que pode auxiliar neste sentido, mas as sessões devem ser semanais ou conforme indicação de sua esteticista ou fisioterapeuta.
            Abraços

  24. Olá, tenho DIU de cobre. Já li que é uma conta-indicação o uso da Radio de uma forma geral, mas gostaria de saber se tem algum tipo de radiofrequência que eu poderia usar na região do abdome.

  25. Boa noite! Fiz botox para sorriso gengival tem 1 semana e detestei o resultado! Me indicaram a radiofrequência, realmente ajuda a anular o efeito do botox? Já posso fazer a radiofrequência? Quanto tempo vai demorar para sair o botox?

  26. Boa noite. Estou fazendo carboxiterapia no rosto e radiofrequência também para flacidez. Posso fazer na mesma semana 1 seção de carboxiterapia e 01 de radiofrequência? Tem que ter intervalo entre uma e outra de quantos dias?

  27. Afinal, Radiofrequência tem efeito prolongado ou não,li um depoimento em outro post q ela fez é só via resultado no dia q fazia depois parou d fazer e o rosto voltou ao normal d antes,é estranho pq ele age no colágeno não é um efeito cinderela e sim procedimento q estimula as fibras colágeno vou fazer pra flacidez facial 5 sessões .Fiquei desanimada.

    1. Olá Francisca,
      Ele estimula o colágeno sim, mas quanto mais fizer melhor fica o resultado…
      Tudo aquilo que paramos tende a dimimuir o resultado progressivamente isso é normal… porque o nosso processo de envelhecimento cronológico continua… independente de estar tratando a pele ou não.
      É claro que há melhoras, mas não há milagres!
      Bjos

    1. Olá Maysa,
      Preenchimentos não saem do dia para a noite e depende do tipo de aplicação e da qualidade do produto utilizado pelo médico.
      Pode ser que apenas uma sessão seja suficiente ou não.
      Verifique com sua terapeuta…
      Bjos

        1. Trata-se de uma substância que é “aplicada”, injetada em uma determinada região com o objetivo de paralisar a mesma. Sua durabilidade média é de cerca de 6 meses aproximadamente e o uso do calor da radiofrequência (como o Hooke por exemplo) sobre a área, pode diminuir o tempo de durabilidade do produto.
          Abraços

  28. Boa noite dra Priscila, minha dúvida seria em relação ao uso da radiofrequência. É indicado o uso na região das pálpebras para diminuir o inchaço? Usaria gel neutro ou óleo de silicone com o aparelho orfeu da Skiner, nas pálpebras? Muito obrigada

    1. Olá Loandra,
      Sobre as pálpebras é contra indicado.
      Sobre o uso de gel ou óleo no aparelho da Skiner eu infelizmente não sei te dizer.
      Acho mais seguro mandar uma mensagem de contato para o fabricante e perguntar o que seria correto.
      Abraços

    2. Olá o indicado é o uso de glicerina ou gel glicerinado para rádio nunca óleo pois pode ocorrer uma lesão já a região não é indicado rádio sobre as pálpebras

      1. Olá Naiara, boa tarde!!
        Em alguns equipamentos se utiliza óleo SIM, de origem vegetal, o Hooke é um desses equipamentos. Inclusive é totalmente contra indicado o uso de glicerina e gel glicerinado neste equipamento… Neste caso sim poderia ocorrer uma lesão grave… Temos que ter certo cuidado com algumas afirmações.
        E nas pálpebras não se aplica realmente.
        Abraços

  29. Olá, boa noite. Qual o intervalo mínimo para aplicação de rádio frequência para diminuir efeito do preenchimento labial ?? Feito preenchimento 7 dias atrás! Obg

    1. Olá Renata,
      Se quer diminuir o efeito propositalmente recomendo que espere pelo menos 30 dias…
      Mas vale ressaltar que a área dos lábios é muito sensível ao calor da rádio e pode te incomodar um pouco…
      Abraços

  30. Olá. Também tenho metacril e tenho muita flacidez facial. Li que não é indicado a radiofrequência. Qual procedimento no caso indicaria eu fazer para melhorar esse aspecto de flacidez facial?

  31. Estou tentando engravidar posso realizar quais procedimentos estético? Criolipolise, drenagem linfática, heccus, rádio frequência etc…

  32. Fiz um preenchimento com gordura no sulco e maçã do rosto, fazem três anos e não gostei muito do resultado.Se eu fizer o Hooke facial, ajuda a diminuir esse preenchimento, visto que fiz com gordura do meu próprio corpo..

  33. Boa noite, tenho triglicerídeos alto, e o fígado gorduroso tb, fiz criolipose e uma seção de radiofrequência, posso repetir a radiofrequência depois de 15 dias? Ou poderei ter problemas com o triglicerídeos?
    Obrigada

    1. Olá Márcia,
      Na verdade o próprio procedimento de criolipólise já teria sido contra indicado no seu caso, pois ele é o procedimento voltado para a gordura.
      A radiofrequência está voltada para a flacidez da pele… não há grandes contra indicações para a radio e sim para a crio.
      Abraços

  34. Oi, fiz preenchimento do bigode chinês com metacrilato há 10 anos atrás. Resultado muito bom e duradouro até hoje. Porém o rosto está flácido e a radiofrequencia foi recomendada. Há risco de empelotar ou estragar o preenchimento?

  35. Oi, fiz preenchimento do bigode chinês com metacrilato há 10 anos atrás. Resultado ok até hoje. Porém o rosto está flácido e a radiofrequencia foi recomendada. Há risco de empelotar ou estragar o preenchimento?

    1. Olá Eliane,
      Infelizmente não recomendamos o uso de radiofrequência sobre a área da aplicação do metacrilato…
      Diferente de outros preenchimentos que são absorvidos com o passar do tempo o metacril não é absorvido pelo organismo e o uso da radiofrequência na região do metacril pode fazer com que o mesmo migre para outras regiões…
      Abraços

  36. Olá Dra. Fiz abdominoplastia com correção de hérnia, diástase, vibrolipo com enxerto de gordura nos gluteos no dia 22/02 hoje faz 39 dias já faço drenagem linfática desde a primeira semana de operada. É indicado o tratamento de radiofrequência na barriga? Estou com um pouco de aderência em volta do umbigo e próximo a cicatriz. E também queria saber se posso fazer com a temperatura mais alta nos culotes para flacidez sem queimar o enxeto. obrigada!

    1. Olá Natália,
      Não recomendo a radio para soltar a aderência próxima ao umbigo. Neste caso prefiro o uso do ultra som de alta potência (tipo Heccus ou Manthus), mas caso vc tenha feito a amarração do músculo reto abdominal com algum fio metálico, você infelizmente não poderá fazer isso também…
      Quanto ao uso da radio no culote para a flacidez não há problema, desde que não seja feito sobre a região dos glúteos que foi onde você enxertou a gordura… Então não pode passar sobre essa região…
      A temperatura da rádio também não precisa ser tão alta… Cerca de 40 graus está de bom tamanho.
      Abraços

  37. Olá!

    Li em vários comentários que a radiofrequência faz com que o botox diminua mais rápido.

    E se eu fizer primeiro a radiofrequência para depois de um mês fazer o botox? Ficaria com um bom resultado, sem eliminar o botox mais rápido?

    Obrigada! Ana

    1. Olá Ana Paula,
      No caso de fazer a radio antes não tem problema, pode fazer no dia anterior a aplicação do botox inclusie.
      O problema é fazer depois.
      Aí precisa esperar cerca de 4 a 6 meses dependendo do produto.
      Abraços

          1. Olá Joanicia, bom dia!!
            O correto é atingir uma temperatura mínima de 38 graus para já estimular uma neocolagênese (formação de fibras colágenas novas), sendo ainda mais ideal quando se atinge a temperatura média em torno de 40 a 42 graus…
            Com 37 graus a temperatura de fato está baixa e o resultado não é tão bom…
            Talvez você seja intolerante ao calor… Valeria a pena pensar em outro recurso.
            Abraços

  38. Olá boa noite gostaria de saber eu fiz uma sesao de sonofocus ultra-sonografia e fiz esta sessão 4 dias antes de eu descobrir a minha gravidez pois quero saber se por prejudicou em algo com o fato

    1. Olá Fábia,
      Infelizmente não há como saber se o procedimento foi prejudicial ao bebê caso tenha sido feito o sonofocus no abdômen.
      Se foi em outra região não precisa se preocupar, só interromper mesmo o tratamento. Procure seu médico e faça seus exames normalmente.
      Abraços

  39. Ola! Gostaria de saber qual o tempo mínimo por regiao na radiofrequencia. Estou fazendo em uma clinica q esta fazendo só 3 minutos após chegar a 42°C. To achando muito pouco. Podem me dar uma luz? Obrigada!

    1. Olá Ana,
      Na região do rosto utilizamos 7 minutos para cada lado do rosto. O total da terapia da mais ou menos 15 minutos… entre aquecimento e manutenção da temperatura (dá mais ou menos 5 minutos de manutenção para cada lado do rosto).
      Já no corporal, cada área de 30×10 dá mais ou menos 10 minutos de aplicação entre aquecimento e manutenção, sendo sugerido 7 minutos de manutenção.
      Isso quando se trata do equipamento Hoooke ok?
      Cada equipamento tem uma particularidade neste sentido.
      Abraços

  40. Boa tarde!
    Eu estou para fazer um procedimento de criolopolise na famosa bananinha localizada no bumbum,
    e como pós vou fazer a radiofrequência,
    gostaria de saber que eu posso ir para a praia entre as seções de radio.?
    Obrigada!

  41. Olá, fiz preenchimento labial, com acido hialurônico, a 3 dias e não gostei do resultado. A radiofrequência ajuda a eliminar o efeito? Caso sim, posso começar quando?
    Abraço

  42. Olá Priscila, eu fiz o Tratamento de criolipolise e com pós crio estou fazendo radiofrequência e lipocavitação. A minha dúvida é o possível aumento do colesterol com a lipo. Isso realmente é verdade mesmo sendo uma técnica de associação?
    Me alimento bem e pratico atividades físicas.

    1. Doenças autoimunes sempre são contra indicadas para procedimentos estéticos com equipamentos à menos que previamente liberadas por escrito pelo médico que acompanha o caso, pois geram agressões que o próprio corpo entende ser necessário combater.
      Abraços

    1. Olá Vera,
      Teoricamente não. Pois não é possível saber a distância sua real condição cardiológica.
      Converse com seu cardiologista (pois ele acompanha seu caso) e se ele autorizar peça que faça uma cartinha por escrito.
      Mas a priori não pode mesmo.
      Abraços

  43. Olá, boa tarde!!

    Estou fazendo carboxiterapia e hooke em uma clínica, mas eles estão sendo associados na mesma sessão. Há algum problema? No caso, é feito hooke no abdômen e flancos. Posteriormente, é feito uma massagem com o auxílio de um equipamento que parece um “ventosa” e por mim se faz algumas aplicações no abdômen da carboxiterapia. Vi em alguns lugares que não é aconselhado fazer essa associação. Mas a clínica está fazendo e gostaria de saber se isso pode trazer algum malefício. Além disso, existe algum perigo em fazer sessões de hooke mais de uma vez por semana? Pq estou marcada para terças e quintas fazer toda essa combinação de tratamentos (hooke ->massagem->carboxiterapia).

    Obrigada

    1. Olá Kátia,
      A carbox e o Hooke podem ser feitos na mesma sessão, desde que o Hooke seja feito primeiro e a carbox depois.
      Um ponto importante: se o foco para o Hooke é tratamento de gordura localizada (ponteira monopolar), pode ser feito uma vez na semana e usar a “ventosa”, de vacuoterapia.
      Se o foco é tratamento de flacidez de pele (ponteira bipolar), o intervalo deve ser de 15 dias e aí é melhor não utilizar a vacuoterapia.
      Abraços

  44. Oi, eu apliquei botox recentemente na área dos olhos( pés de galinha) e fiz preenchimento com ácido hialurônico no bigode chinês.Eu posso aplicar carboxterapia e luz intensa pulsada na face depois dos procedimentos feitos. Depois de uma semana da aplicação.? Posso também utilizar o microagulhamento e o peenling químico? Muito obrigada. Na clínica dizeram q posso fazer todos esses procedimentos sem riscos ou alteração p o botox o preenchimento com ácido hialurônico. Muito obrigada. Malú Duarte

    1. Olá Malu,
      Sinceramente eu não faria procedimentos deste tipo com um intervalo tão curto dos preenchimentos. Eles podem comprometer o resultado sim.
      O ideal seria aguardar um período de 2 ou 3 meses para esses mais intensos (luz pulsada, microagulhamento e carboxi), já o peeling químico de uso tópico pode ser feito 2 semanas após.
      Bjos

  45. Fiz botox na testa e olhos e a sambrancelha caiu – diminuiu o espaço entre o olho e a linha da sambrancelha.
    Usar radiofrequência ajuda a eliminar o botox? Em qual FREQUÊNCIA ( por exemplo 15dias?) e quantas aplicações ? Grata.

  46. Ola!
    Comprei o tripollar stop e o tripollar pose para uso doméstico. Gostei bastante dos resultados, porém o gel acabou. No site dos aparelhos fala que é “obrigatório” se utilizar o gel vendido pela empresa, que é um absurdo de caro, sendo que a base do gel também é glicerina, e praticamente a unica diferencia de composição do gel original é “cera alba”. Será que tem algum problema utilizar o gel “genérico”???

        1. O lúus é uma doença autoimune onde o organismo gera anticorpos contra si próprio.
          No uso da radiofrequência causamos propositalmente um processo inflamatório e esperamos a resposta a agressão que causamos pelo próprio organismo para através deste mecanismo causar estímulo aos fibroblastos e ao colágeno.
          São ativados também macrófagos (células de defesa) que no caso do lúpus não interpretaram essa mensagem como devem e podem exacerbar o quadro.
          Abraços

          1. Meu lupus está em remissão a 5 anos, fiz bariatrica a dois anos e fiquei com muita flacidez e ainda gordura localizada no abdomen e me indicaram fazer o lipo som + radiofrequência. Posso fazer?

          2. Olá Cassiana,
            falando de forma bem generalizada não, não poderia.
            Mas não conheço seu caso a fundo então recomendo que em primeiro lugar converse com seu médico e veja o que ele acha à respeito.
            Abraços

  47. Ola.
    Eu tem o DIU de cobre e fiz uma sessão de radio e paguei mais 5 sessões, agora que descobri que não pode fazer. Saberia me informar o que pode acontecer ?

      1. Se fizer do umbigo pra cima e nos flancos (costas) tem contraindicação tb? Estou na mesma situação da colega que fez a pergunta, e o cirurgião plástico que consultei me disse que era só não fazer na região da púbis que não haveria problema nenhum…

      2. Oi eu fiz uma sessão de criofrequencia e também tenho DIU, gostaria de saber os possíveis problemas . Fora isso a única coisa que senti foi enjoo e dor de cabeça

  48. Olá, eu comprei um pacote de 10 sessoes de radiofrequencia e manthus para tratar flacidez da barriga. Já fiz a primeira sessão e estou bem, no entanto vi que há contraindicação pra quem tem hernia de umbigo e diastase e tenho uma hernia umbilical bem pequena e diastase também. Quais riscos estou correndo: Devo interromper o tratamento:

  49. Bom dia!
    Descobri nesses dias que estou grávida.
    Sou Fisioterapeuta e faço o tratamento de radiofrequencia tripolar em algumas pacientes. Eu posso continuar com meus atendimentos?

    Obrigada.

    1. Olá Jeannine, tudo bem?
      As rádios são muito diferentes uma da outra e isso faz também com que tenham diferentes contra indicações. É bom verificar de acordo com aparelho que está usando.
      Porém na maioria dos aparelhos é sim contra indicado devido à formação do campo eletromagnético.
      Abraços

    1. Olá Giovana,
      O roacutan tem sua metabolização via fígado e leva cerca de 6 meses para ser totalmente eliminado.
      Na criolipólise parte da gordura também será metabolizada através desta via. Então recomendo que você aguarde um pouco mais de tempo apenas por segurança.
      Abraços

  50. Olá! Quero reduzir as marcas de expressão no canto da boca, o tal bigode chinês, mas fico muito exposta ao sol. Há contra-indicação? Numa das respostas abaixo você fala do risco de queimadura próximo ao lábio. Como é isso? Grata

    1. Olá Valéria,
      A área próxima aos lábios é mais sensível ao calor, mas não é contra indicada para aplicação.
      Agora além de tratar você terá que proteger muito bem sua pele do sol para não haver problemas futuros. O filtro solar é indispensável.
      Abraços

    1. Olá Taciane,
      Faça seus exames de rotina com seu médico, interrompa o tratamento e fique tranquila.
      É muito mais uma questão de precaução pois há possibilidade, mas não há casos de comprovação ainda.
      Abraços

      1. Oi! Aconteceu o mesmo comigo. Estava grávida sem saber e fiz dois tratamentos de cavitação. Menstruação a 2/7 e tratamentos a 16/7 e 29/7…estou cheia de medo…conhece algum caso de alguém que tenha acontecido e tenha corrido tudo bem?

        1. Olá Maria,
          Não há casos comprovados em literatura de má formação fetal ainda.
          Mas este é um risco que não devemos correr e por isso pedimos sempre a interrupção do tratamento por precaução.
          Fique tranquila e vá fazendo seus exames de acompanhamento da gestação para se certificar que está tudo bem.
          Abraços

          1. Oi descobrir que To gravida e fiz uma fez massagem usando o ultrassom o que devo fazer agora fiz segunda e descobrir hoje quinta que estou grávida

          2. Olá Gisele,
            Não há o que fazer a não ser interromper o tratamento.
            Procure seu médico e faça seus exames de rotina normalmente.
            Mas não fique muito encanada. Trata-se muito mais de precaução mesmo.
            Abraços

  51. Bom dia Dra Priscilla!
    Apliquei botox no rosto…Posso fazer radiofrequência daqui uma semana?
    Me falaram que diminui a duração da toxina…O que vc acha?
    Vc sugere algum tratamento estético, além da radiofrequência?

    Muito obrigada pela atênção!

    1. Olá Vanessa,
      na verdade você não deve aplicar radiofrequência após o uso da toxina botulínica.
      Deve esperar um período médio de 4 a 6 meses, evitando também outros recursos que aumentem o metabolismo da pele.
      Está liberada para o uso de cosméticos tensores que ajudem a firmar a pele.
      Abraços

  52. Gostaria de saber se pode fazer a radiofrequência por tempo prolongado, respeitando o intervalo de 15 dias. Eu adoro e já faço a 3 anos. Tem um limte de sessões? Grata

  53. Olá, boa noite.
    Tenho 21 anos e tenho bastante estrias brancas. Gostaria de saber se posso fazer o peelling de cobre e a Radiofrequência. Li que o peelling de cobre tem uma outra etapa para ser realizada que traz dores. Como sou muito sensível, sinto as dores um pouco acentuadas, quero evitar essa parte e substituir pelaRadiofrequência. O que você indica? Tenho receio que somente aRadiofrequência não retire pelo menos 80% das estrias.

    1. Olá Quéren,
      O uso apenas da radiofrequência não será suficiente para amenizar tanto o aspecto das estrias quanto você deseja. Lembre-se que estrias são cicatrizes e nós podemos ameniza-las bastante, mas elas nunca desaparecerão por completo. A radiofrequência geralmente é utilizada como um complemento para algum outro procedimento como o peeling por exemplo. Mas para saber se sua pele se adequará ao tipo de peeling proposto é necessário fazer um teste e considerar também seu fototipo, sensibilidade e outros fatores que só serão possíveis de serem determinados após uma boa avaliação.

    1. Olá Stephanie,
      As duas técnicas são liberadas se estiver amamentando porque em nenhuma se utiliza produtos, fármacos ou cosméticos que possam cair na corrente sanguínea e chegar até o bebê durante a amamentação.
      Porém cuidado com complementação para as técnicas que possam utilizar algum tipo de ativo cosmético.
      Abraços

  54. olá doutora bom dia , fiz preenchimento do bigode chines , e preenchimento nos lábios superiores
    ficou horrível foi colocado excesso de produto fiquei com uma bocheche enorme, meu labios uma matade ficou maior que a outra ,
    eu cheguei a fazer um lift , pra melhorar , mas o resultado foi muito pouco
    gostaria de saber se a radiofrequência kooke , pode diminuir o produto e ate acabar com ele.

    1. Olá Clarice,
      Até poderia fazer sim, mas neste caso existe o problema referente à sensibilidade para aplicação do calor sobre os lábios.
      Como a temperatura será mais alta haverá desconforto nessa região e até mesmo poderá ser gerada uma lesão pelo calor.
      Abs

  55. vou começar a fazer a radiofrequencia facial de 15 em 15 dias, intercalando com a carboxiterapia. Posso usar uma mascara semanal que contem retinol nos intervalos da radio?
    Obrigada pela atenção!

  56. Iniciei o tratamento com a Hookie no rosto, porém somente agora notei que há contra indicação para quem pretende/planeja engravidar.
    Qual o risco que existe neste caso e qual o tempo recomendado entre a pausa do tratamento para planejamento da gravidez de modo que não haja riscos?

    1. Olá Natalia,
      Se a mulher estiver tentando engravidar e ficar grávida durante o tratamento há risco de má formação fetal.
      Mas não há um tempo mínimo entre o planejar e interromper o tratamento. A partir do momento em que começar a tentar engravidar deve-se interromper a terapia por radiofrequência imediatamente.
      Abraços.

  57. Bom dia,
    Há 3 dias fiz um preenchimento para amenizar um sulco na bochecha, meu rosto é fino (bochecha cavada), porém não gostei do resultado, ficou muito exagerado, com aparência de inchaço pós extração dentária e expressão caída. radiofrequência nessa região ajuda a desnaturar o preenchedor e amenizar o resultado? (por conta do calor) Ou o calor acabará por estimular mais ainda a produção do do colágeno e piorar o quadro?

    1. Olá Juliana,
      A tendência da radiofrequência é fazer com que o preechimento seja absorvido mais rapidamente. Ela vai também estimular a produção de colágeno, mas de forma natural. Então se o seu objetivo é absorver o preenchimento de forma mais rápida pode fazer algumas sessões sim.

      1. Boa noite, coloquei botox, mas gostei do resultado, fiquei sem expressão do sorriso e quero que o efeito passe logo, se eu fizer radiofrequência o efeito do botox, sai mais rápido? Ou piora ainda mais o resultado?Obrigada

  58. ola, boa-tarde!
    Estou grávida de 6 semanas e estava aplicando o hooke em minhas pacientes sem saber e programar a gravidez. Qual o risco que corro em relação a isso?

    1. Olá Fabiana,
      Suspenda o uso do equipamento e consulte seu ginecologista.
      O risco é de má formação fetal, durante o primeiro trimestre especialmente, mas não entre em pânico, não há casos comprovados em literatura ainda, trata-se no entanto de uma precaução que deve ser levada a sério.
      Fique tranquila, mas converse com seu médico.
      Abraços.

  59. Ola! Uso aparelho ortodôntico fixo e gostaria de saber se posso fazer a radiofrequência no rosto. Ouvi falar que é possível colocar rolinhos de algodão sobre o aparelho ortodôntico para proteger a pele de possíveis danos. É verdade? Grata!

    1. Olá Érik,
      A carboxiterapia aumenta o metabolismo da região, então o efeito do preenchimento pode ser diminuido sim.
      O ideal é não fazer procedimentos na área preenchida por um período de 4 meses pelo menos.
      Abraços

  60. Boa noite!
    Comecei o tratamento com o hooke para celulite em uma clínica de estética.
    A responsável(dona) da clínica indicou que o tratamento fosse feito 2 vezes na semana na mesma área. Estou com medo, pois, ao ler o manual e alguns comentários na net, descobri que cada aplicação deve ter um i tervalo mínimo de 15 dias.
    É necessário mesmo respeitar esse intervalo? Posso ter complicações?
    Aguardo resposta.
    Obrigada!

    1. Olá Leidiane,
      Os intervalos para a radiofrequência são de 15 dias mesmo.
      Mas no Hooke existe uma ponteira diferenciada chamada monopolar que é a mais usada para gordura e celulite.
      Essa ponteira sim pode ser usada com um intervalo menor.
      Porém ainda assim o máximo que ela poderia ser utilizada seria uma vez na semana.
      Abraços

  61. Boa tarde Priscilla!!
    Já faço o Hooke facial e corporal a muitos meses e agora estou querendo fazer um procedimento chamado Uthera na face. Como gosto muito do resultado do Hooke facial, gostaria de saber se depois poderei continuar com as sessões de Hooke facial?
    Também gostaria de saber se é correto fazer o peeling de diamante antes do Hooke?
    Obrigada
    Bjs

    1. Olá Mara,
      São procedimentos diferentes o Ulthera e o Hooke,então não se preocupe você poderá continuar com a radiofrequência depois sim, se desejar.
      Quanto ao peeling de diamante antes do Hooke, não há problemas em fazê-lo não, entenda o peeling de diamante como uma esfoliação para preparar a pele para o procedimento. A única observação a ser feita é referente a pressão e a ponteira usada no equipamento, pois o peeling deve ser suave para não irritar a pele, caso contrário o calor do Hooke pode incomodar bastante depois se a pele estiver muito sensível.
      Abraços

  62. Olá boa tarde ! Tenho lúpus gostaria de saber se posso trabalhar com eletroterapia, sem prejudicar minha saúde. Estou fazendo técnico em estética.

    1. olá! tenho 52 anos, posso fazer a radiofrequencia e a carboxiterapia facial (para flacidez e rugas) no mesmo dia ou tem que ter um intervalo entre eles?

        1. Minha pele é muito fina e seca. Eu já fiz a radiofrequencia ha alguns anos, mas percebi que minha pele ressecou mais ainda. Então ela é contraindicada pra mim?

          1. Olá Sarah,
            Provavelmente não foi a radiofrequência que causou ressecamento em sua pele e sim a falta de hidratação adequada.
            Isso pode ser resolvido com bons hidratantes após o uso da rádio.
            A radio não é contra indicada para peles secas.
            Abraços

  63. olá fiz pmma no glúteo há 4 anos , e pelo que li não posso fazer radiofrequência , e a carboxiterapia posso? Já que ela se trata de um gás natural que produzimos em nosso organismo, já fiz uma sessão de rádio e carbox será que teri complicações ? Atenciosamente

      1. Olá Diana,
        Sobre preenchimentos é importante conversar com seu médico sobre a melhor opção para seu caso, o pmma ainda é bastante utilizado, mas já vi casos do produto migrar para outra área…
        Porém eu não trabalho com preenchimentos e recomendo que converse melhor com um especialista na área.
        Abraços

    1. Olá Adriana,
      O ideal é dar um foco maior primeiro na redução de medidas e gordura e depois tratar a pele de maneira mais específica, tratar as duas coisas juntas quase sempre não dá certo pois os objetivos dos tratamentos são diferentes e com a redução das medidas a pele sempre estará flácida.
      São vários os procedimentos eficazes para gordura: criolipólise, lipocavitação, endermologia, carboxiterapia, ultra som de alta potência.
      já para flacidez indico principalmente a radiofrequência e a carboxiterapia.

      Abraços e boa sorte

  64. Olá Pri, estou com um curso agendado de radiofrequência para novembro e estou grávida. Você acha que só o contato com o aparelho durante o curso que será em 1 dia (teoria e prática) pode fazer mal pro bebê? Mesmo que eu não opere a maquina? obrigada

    1. Olá Helena,
      Mesmo que você não opere a máquina, a radiofrequência forma um campo eletromagnétcio que irá atingir você sim caso esteja próxima do equipamento.
      Então recomendo que você deixe esse curso para um outro momento.

  65. Namastê,
    Tenho 2 implantes dentários ainda assim posso fazer hooke na face?
    Na minha cidade, disseram intervalo de uma semana, tudo bem?
    Grata,

    Sara

    1. Olá Sara,
      Não há problemas nos casos dos seus implantes dentários, desde que você não sinta desconfortos na aplicação. Caso sinta desconfortos, interrompa imediatamente.
      Quanto ao intervalo do Hooke o ideal é entre 15 até 20 dias, uma semana é pouco tempo de intervalo.

  66. Olá! Comprei o hooke e o sonofocus e estou com algumas dúvidas! Após o sonofocus posso fazer drenagem ou moderadora no local? Qual tempo de intervalo devo dar para cada sessão? E nesse intervalo posso usar heccus ou carboxi? Sobre o hooke… Posso após a aplicação para flacidez passar algum creme a base de DMAE ou termoativador se for pra gordura e celulite? Se puder mandar a resposta por email tbm eu agradeço! Obrigada

    1. Olá Kytiana,
      Você pode fazer drenangem e modeladora localizada após o uso do sonofocus sem problemas. Você pode aplicar o sonofocus uma vez por semana, intervalo de 7 dias e nos intervalos pode fazer heccus e carboxiterapia sem problemas, a carboxi você pode, inclusive, fazer logo após o sonofocus.
      No caso do Hooke você pode fazer as massagens com ativos sem problemas.

      Abraços

  67. Boa noite! Gostaria de saber, se tem algum problema usar alta frequência ou ultrassom durante período de amamentação. Meu filho está com 3 meses, e iniciei tratamentos estéticos mas somente manual, sem aparelho algum. Grata.

    1. Olá Erika,
      Não há problemas nem no uso do alta frequência e nem no ultrassom desde que este último seja feito com gel neutro.
      Fique atenta, pois mesmo nos procedimentos manuais de massagens são usados cremes com princípios ativos e esses ativos caem na corrente sanguínea e passam para o bebê durante a amamentação (assim como tudo aquilo que você bebe e come também), quanto mais neutro ou naturais forem os compostos dos cremes melhor. Converse com sua esteticista e verifique se os produtos que ela está usando nas massagens podem ser utilizados durante o período de amamentação.

      Abraços

  68. Priscila bom dia?
    Estou querendo fazer no rosto o Hooke, mas uso aparelho nos dentes, tem algum problema por ter o metal na hora de fazer o procedimento?

    1. Olá Fernanda,
      Você pode fazer a radiofrequência se estiver amamentando, não pode fazer em hipótese alguma se estiver grávida.
      Cuidado com procedimentos que façam uso de princípios ativos pois ele podem passar para o bebê.

  69. Priscila (confundi o nome, desculpe), você já explicou que a radiofrequência não pode ser feita num rosto que usou pmma, mas qual é a explicação? No caso do pmma, que é um preenchimento definitivo, a radiofrequência pode intensificar o efeito do pmma, podendo aumentar de volume ou o contrário, amenizar o efeito? Preciso saber. Obrigada.

      1. Mas, Priscilla, o pmma, após aplicado, já fez surgir tecido conjuntivo em volta dele, mantendo-o no local implantado, por exemplo no sulco nasogeniano. A radiofrequência não atuaria mais sobre a flacidez da pele que ainda pode ter nesse sulco ou na bochecha (que não tem pmma) dessa pessoa?

        1. Olá Alice,
          Acho que não entendi sua pergunta. Você está se referindo a área preenchida ou não preenchida?
          Se for a área não preenchida pode fazer sim não tem problema, na área preenchida é que não é recomendável. Quanto ao fato de migrar isso pode ocorrer sim, mas depende da qualidade do pmma utilizado.

  70. Maria Luiza, você já explicou que a radiofrequência não pode ser feita num rosto que usou pmma, mas qual é a explicação? No caso do pmma, que é um preenchimento definitivo, a radiofrequência pode intensificar o efeito do pmma, podendo aumentar de volume ou o contrário, amenizar o efeito? Preciso saber. Obrigada.

  71. Olá boa noite !

    Estou com uma duvida, já estou fazendo radiofrequência no abdome, costa e rosto , e vou para praia no final de dezembro. Tem algum problema quanto tomar sol?

    obrigada!!

    1. Olá Maria Luiza,
      Não tem problemas em tomar sol após a aplicação da radiofrequência, o problema na verdade é fazer o contrário (tomar sol e fazer a radiofrequência logo em seguida) e neste caso deve-se a sensibilidade da sua pele que pode aumentar por conta do bronzeado, mas fique tranquila e boa praia rsrsrsrs…

  72. Olá, vou iniciar Hooke na semana que vem e estava lendo que o intervalor entre uma sessão e outra é de pelo menos 10 dias, mas na clinica onde vou fazer vão agendar uma vez por semana, tem problema este intervalo de 7 dias? Obrigada.

    1. Olá Márcia,
      Não há riscos em fazer a radiofrequência enquanto está amamentando, mas recomendo que passe pela avaliação de uma profissional que te dirá se esta técnica é a mais indicada ao seu caso.
      Abraços

      1. Dra. Eu fiz duas sessão de radiofrequência e estou usando o DIU de cobre. Mais parei por causa disso. Fiz só duas sessões. Minha filha faz seus meses e estou amamentando. O que devo fazer?

        1. Olá Sabrina,
          Se o seu tratamento é no abdômen inferior eu recomendo a interrupção, mas não há problemas em realizar o procedimento em outras regiões. Quanto ao fato da amamentação não há problemas e nem contra indicações.
          Abraços

  73. Olá. Tenho lúpus (LES), quanto a esse tratamento, ele é contra-indicado? Quais os outros tratamentos que não posso fazer e quais os mais indicados? Obrigada.

    1. Olá Patrícia, infelizmente a radiofrequência é contra indicada nos casos de lúpus sim, para saber quais são os procedimentos estéticos que você pode fazer o ideal é consultar seu médico primeiro. Geralmente estão liberadas as terapias manuais, desde que não seja feito uso de um componente mais agressivo como nicotinato de metila e crioterápicos (no caso do corporal) e limpezas de pele com uso de cosméticos (no caso do facial)… Bjos

    1. Olá Adriana,
      Por se tratar de uma fonte de calor que pode exarcebar processos inflamatórios a radiofrequência só poderá ser feita no pós operatório tardio, cerca de 1 mês e meio após a intervenção cirúrgica.

      Abraços

  74. Gostaria de saber se minhas clientes poderiam utilizar comigo a radiofrequencia por longas datas ja que tenho clientes de anos. E se poderia utilizar toda semana.

  75. Ola, eu queria saber se posso utilizar as duas manoplas (bipolar e monopolar ) na mesma area na mesma sessão). tenho cliente com gordura localizada poca celulites e muita flacidez. oense utilizar monopolar e logo bipolar.

    Obrigada pela ajuda.

    1. Olá Paola,
      Não é o ideal, mas você pode usar as duas na mesma sessão sim… Neste caso utilize a monopolar primeiro para gordura e celulite e em seguida a bipolar para flacidez…

      Abraços

  76. Boa tarde, a aplicação de radiesse na região das palpebras e bochechas poderia ser acompanhada de radiofrequência já que as duas estimulam a formação de colageno e diminuição da flacidez? Se não quanto tempo para iniciar a radio?

    1. Olá Cris,
      Como o radiesse é um preenchimento o ideal é que a radio não seja mesmo feita sobre essa região pois pode acelerar o poder de absorção. o ideal é esperar cerca de 4 meses mais ou menos.

      Abraços

  77. Olá, gostaria de saber se a contra indicação do uso da Radiofrequência Hook, sobre preenchimento cutâneo, permanece mesmo que este tenha sido feito por volta de três anos?

    Obrigada!

    1. Olá Paula, a contra indicação neste caso permanece apenas no caso do preenchimento por metacril, por ser definitivo, o mesmo não será absorvido mas pode migrar para outras áreas.

      Abraços

      Pri

  78. Olá, eu tenho uma dúvida enorme.
    O que é mais eficiente para o tratamento da flacidez
    A carboxterapia ou a radiofrequência( no caso o hook)?

    1. Olá Izabel,
      Ambos são muito bons e complementares inclusive porque podem ser utilizados no mesmo tratamento.
      Muita gente usa os dois recursos para tratar a flacidez e tem ótimos resultados com os dois. No entanto a carboxiterapia ainda tem um pouco menos de adesão por ser uma técnica um pouco mais dolorosa e porque algumas pessoas tem aversão a agulhas.

      Abraços
      Priscilla

  79. Olá
    Gostaria de saber após o preechimento com Restylane, eu poderia continuar a radiofrequência. Já que notei resultados muito bons com radiofrequencia, gostaria de continuar com esse tratamento também.

    1. Olá Maria,
      Se o seu preenchimento com Restylane que é um ácido hialurônico for recente o procedimento com radiofrequência não é recomendado pois acelera a absorção do produto e ele perderá seus efeitos mais rapidamente. Se já tiver feito o ácido hialurônico há mais de 6 meses então não há problema em fazer a radiofrequência.
      Vale a pena, no entanto, observar a frequência do equipamento de radiofrequência que pretende fazer pois alguns equipamentos tem frequências bem baixas e neste caso não há problema algum em aplica-la sobre o preenchimento.

      Abraços

  80. Olá!
    Foi mencionado que gestante e mulheres que pretendam engravidar não devem fazer o tratamento de radiofrequencia. Não estou gravida, mas pretendo engravidar no meio desse ano 2013, e estou fazendo a radiofrequencia e a cavitaçaõ para melhorar meu abdomen antes da segunda gravidez. Agora fiquei preocupada. Por que mulheres que pretendem engravidar não podem fazer, uma vez que ainda não estão gravidas? Se eu parar um mês antes da gravidez, com os dois tratamentos, ainda assim posso ter problemas na minha gestação? Me esclareçam por favor. Abraço. Juliana.

    1. Olá Juliana,
      Na verdade não é a pretensão de engravidar que se torna um problema. A contra indicação existe sim no caso da mulher já estar tentando engravidar pois você não sabe quando isso irá ocorrer… e a partir do momento em que estiver grávida não poderá se submeter mais ao tratamento.
      Se estiver se precavendo e for tentar engravidar apenas no meio de 2013 não há problemas em se submeter aos tratamentos, mas na hora em que estiver tentando para valer pare imediatamente ok?
      A partir do momento em que parar você não corre risco algum se não estiver grávida, mas se estiver e continuar a fazer radiofrequência pode ocorrer má formação fetal.

      Um abraço

    1. Olá Josi,
      O ideal é verificar com o seu médico como está seu preenchimento antes de se submeter a qualquer tratamento, pois o pmma é um preenchimento definitivo, que pode migrar muitas vezes migrar para outros lugares.
      De qualquer forma, sobre a área que foi preenchida você não deve realizar radiofrequência.
      Abraços

    1. Olá Cássia,
      Se estiver utilizando a ponteira específica para gordura e celulite, você pode fazer a modeladora logo em seguida. Mas se estiver utilizando a ponteira para flacidez é mais interessante fazer a carboxiterapia para flacidez logo em seguida, por exemplo, ao invés de modelar.

      Abraços

      Priscilla

    1. Olá Flávia!!
      Depende do aparelho que será utilizado. Com radiofrequências de frequência mais baixa pode-se fazer o botox e após alguns dias entrar com o uso da radiofrequência. Já nos aparelhos de frequência mais alta o uso na radio é contra indicado após a aplicação do botox por neutralizar o efeito do mesmo e nesse caso o tratamento com a radiofrequência deve ser feito antes de fazer o botox ou somente após o efeito do mesmo já não estar aparente ( de 6 meses a um ano ou até mais). O melhor mesmo é saber qual aparelho de radiofrequência será utilizado para saber se há contra indicações específicas para este caso.

      Um abraço

        1. Olá Tatiana,
          É necessário uma avaliação mais minuciosa para saber se você pode fazer ou não, mas via de regra os resultados do botox vão diminuir bastante após o uso da radiofrequência, mas apenas se seu preenchimento é mais recente, porém podem não desaparecer totalmente.

  81. bom dia, gostaria de saber que tipo de produto estético que passa na hora de fazer a rádio ferquencia se é um creme ou gel, e que tipo eu poderia passar na fece e no corpo, se é redutor ou outro tipo de creme, por favor mande-me também a resposta para meu e-mail. OBRIGADA PELA ATENÇÃO!
    MÁRCIA

    1. Olá Márcia,
      As radiofrequências são feitas com óleo vegetal ou gel neutro, tanto corporal quanto facial, o que irá determinar se será um ou outro é a frequência do equipamento, aparelhos de frequência muito alta pedem o uso do óleo, e os de frequência um pouco mais baixa pedem o uso do gel. Então essa pergunta só pode ser respondida quando se sabe a frequência do equipamento que irá usar. Não se utiliza princípios ativos com a radiofrequência.
      Um abraço

  82. Olá, gostaria de fazer o tratamento de radiofrequência antes de ter outro filho para melhorar a flacidez do abdômen, quantos meses depois do tratamento posso engravidar.

  83. Boa Noite

    Fiz uma sessão com o hooke e uns dias depois minha menstruação atrasou e descobri que estou gravida, logo após fui procurar um medico e estou de cinco semanas será que pode ter algum problema com meu bebe?

  84. Olá Boa tarde gostaria de saber se uma pessoa que tem preenchimento pode ser feito hooke e se somente uma sessão de hooke foi feita tem o poder de tirar o preenchimento da face dela….

  85. Ola, lí que é contra indicado fazer as sessões em pessoas que usam isotretinoina, eu faço uso do roacutan, qual é a gravidade de fazer as sessoes de hooke ?

    1. Olá Carla,
      O roacutan deixa a pele de todo o corpo mais sensível e frágil, dessa forma a pele pode ser facilmente danificada e machucada com os tratamentos de laser, dermoabrasão e também pela radiofrequência devido ao intenso calor que a mesma produz.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.
      Um abraço

      Pri

    1. Olá Érica,
      As duas radiofrequências são muito boas e suas principais diferenças são:
      O Hértix opera com frequências váriaveis nos tratamentos – 645khz, 1200khz e 2400khz.
      Já a radiofrequência Hooke se diferencia das demais por sua alta frequência (27,12Mhz) isto é um parâmetro importante uma vez que esta alta frequência é necessária para gerar um campo eletromagnético e assim alcançar rapidamente a temperatura superficial ideal do tecido que é em torno de 40 a 42 graus.
      O Hooke também possui um dispositivo criogênico que pode ser utilizado antes e após a terapia para preservar a epiderme e também para efeito de alívio após o calor.
      A radiofrequência Hooke também é aplicada com óleo e não com gel como o Hértix.
      Espero ter esclarecido algumas de suas dúvidas.
      Um abraço
      Priscilla

    1. Olá Rosana,
      Pode intercalar o uso do Heccus com o de radiofrequência, mas preste atenção aos intervalos: o Heccus pode ser feito dia sim, dia não. Já a radiofrequência corporal pede pelo menos 10 dias de intervalo entre uma sessão e outra.
      Um abraço.
      Priscilla

  86. Minha dúvida é a seguinte :estou fazendo seções da radio com a fisioterapeuta mas estou sem saber tanto tempo dura cada seção da radio no hooke meu problema é flacidez e celulite quanto tempo é preciso usar cada aplicador ?

    1. Olá Lorenna,
      O ideal é que você escolha um de seus objetivos para tratar primeiro. O que te incomoda mais: a celulite ou a flacidez? Pois as ponteiras são diferentes e o ideal é tratar uma coisa por vez, o que não signifca que não haverá melhora na outra também. No entanto, se a sua celulite for do tipo flácida, ou seja, ela apareceu devido a flacidez da pele, aí a aplicação da radiofrequência bipolar já dará bons resultados.
      Quanto ao tempo da radiofrequência há uma série de fatores que podem influenciar, o primeiro deles é o tamanho da área a ser tratada, até porque as pessoas são de tamanhos diferentes, uma mesma área pode ser feita em 10 minutos em uma pessoa e em 15 ou 20 minutos em outra. Outro fator que influencia muito o tempo de tratamento é a quantidade de interrupções feita durante a sessão, uma vez que todas as vezes em que há uma parada o cronômetro do aparelho pára também, portanto quanto mais interrupções mais longa ficará a sessão.

      um abraço

      Pri

    1. Olá Mari!
      A atividade física é sempre um complemento importante para os tratamentos estéticos, qualquer que seja o objetivo. O hooke trata, no entanto, a flacidez de pele visando melhorar o aspecto da mesma e pode ser feito mesmo sem atividade física que dará um bom resultado, mas sempre seguindo as recomendações de sua esteticista ou fisio.

  87. Tenho vontade de adquirir o hooke para a clínica,porem precisaría de un parcelamento maior por boleto bancario com o cnpj da clínica é possível? Aguardo resposta

  88. Boa noite, Gostaria de saber se posso utilizar um aparelho de radio frequencia de 1.200Mhz, pois estou tentando engravidar, é um aparelho bem menos potente que o HOOKE. ficarei muito grata se puder me responder.
    Obrigada
    Viviane

    1. Olá Viviane, bom dia!!!
      Todo e qualquer radiofrequência é contra indicada para tratamento em gestantes independente da frequência do equipamento e no seu caso que está tentando engravidar este aparelho também é contraindicado pelo motivo de que você não saberá exatamente o momento em que isso terá ocorrido e poderá se submeter a algumas sessões já grávida, o que seria um risco…
      Um abraço
      Priscilla

    1. Olá Natália, bom dia!
      Se você já tiver as primeiras linhas de expressão aparentes (que são os primeiros sinais de envelhecimento da pele) a radiofrequência ajuda a minimizar esses sinais… Caso não tenha ainda rugas existem alguns procedimentos que ficam mais adequados para você, como as limpezas de pele e hidratações constantes com produtos próprios para seu fototipo e tipo de pele.
      Um abraço

      Pri

    1. Olá Cynthia!
      Depende do aparelho que você vai utilizar durante seu tratamento com a radiofrequência, se for um equipamento com frequência mais alta como Hooke ou Accent o efeito do botox poderá ser anulado. Sugiro que procure aparelhos com frequência de até 1Mhz para apenas complementar seus resultados obtidos com o botox.

      Abraço

      Pri

    1. Olá Marcela,
      Levará algum tempo para que sua cicatriz esteja recuperada e seu corpo volte totalmente ao normal.
      Espere pelo menos dois meses e não faça sobre a cicatriz…

      Um abraço

      Priscilla

  89. Gostaria de saber se vocês trabalham com sistema de locação do Hooke, pois já trabalho com radiofrequência há 2 anos, fiz o treinamento na Ibramed, mas ainda não dá p comprar um Hooke, e preciso dar continuidade nas sessões, porém estou a procura de locações mais acessíveis que as locações dos aparelhos Israelianos.

    1. Olá Cleicy,
      Este equipamento tem um valor de investimento de R$19.788,00 e possui várias formas de pagamento.
      Entraremos em contato através de seu e-mail para informar condições de pagamento e te dar maiores especificações.

      um abraço
      Priscilla

  90. Gostaria de saber se posso fazer 6 sessões de hooke no rosto e no intervalo da primenra para a segunda posso colocar botox?
    Aguardo resposta.
    Sheila

    1. Olá Sheila,
      Depende muito da potência da radiofrequência que você vai usar, mas em geral é contra indicada a aplicação da radiofrequência sobre áreas onde foram feitos preenchimentos da derme.
      Mesmo que seja no intervalo entre uma sessão de radiofrequência e outra…

      Abraços

    1. Olá Lucia, bom dia!!
      É quase impossível responder essa questão para você, pois existe uma série de fatores que influenciam na perda de medidas de uma região: seu metabolismo, sua alimentação, se pratica exercícios físicos junto com os tratamentos estéticos… Tudo isso acelera muito a redução de medidas, em geral para resultados significativos são necessárias de 08 a 10 sessões aproximadamente.

      Atenciosamente,

      Priscilla

  91. Olá!

    Tenho 20 sessoes de hooke pra fazer. Fiquei sabendo que tem que fazer 1 a cada 15 dias…Mas essa uma posso fazer em várias partes do corpo? e quanto tempo dura cada sessão?
    Obrigada!

    1. Olá Daniela,
      Se for sobre a mesma região você deve respeitar o intervalo de 15 a 20 dias entre uma aplicação e outra. Se as regiões forem diferentes (como por exemplo, uma aplicação em uma sessão no rosto e outra sessão no corpo) não é necessário este intervalo de 15 dias. Não é necessário fazer somente uma região do corpo, você pode trabalhar mais de uma região em uma mesma sessão. No geral o tempo de aplicação é em torno de 30 minutos, mas pode variar de acordo com o tamanho da área e com a quantidade de áreas.

      Bjo

      Pri

    1. Olá Claúdia!
      Você não deve fazer Hooke no rosto sobre a aplicação do botox. Você só deve fazer a utilização do equipamento depois que todo o efeito do botox tiver passado, caso contrário você irá neutralizá-lo

  92. Bom dia. Estou grávida, adquiri uma radiofrequência, posso continuar aplicando nos pacientes? Como foi falado, trata-se de um equipamento de alta frequência.
    Obrigada

    1. Olá Geiza,
      A gravidez é uma das principais contra indicações de alguns modelos de radiofrequência como o Hooke por exemplo.
      Se for esse equipamento você não deve utilizá-lo durante toda a gestação. Caso trate-se de outro equipamento verifique a frequência e entre em contato com o fabricante para saber se há contraindicações.

      Abraços

      Priscilla

      1. oi tenho a mesma duvida. Estou gravida, posso trabalhar com o aparelho de radiofrequencia nos pacientes? Li a respeito, e ainda não tem base cientifica a respeito disso.

        1. Olá Claudia,
          Você encontrará essa contra indicação em grande parte dos aparelhos de radiofrequência. Especialmente os que possuem frequências muito altas, semelhantes a do ondas curtas, usado na fisioterapia, aliás, essa é uma contra indicação do próprio ondas curtas. O uso da radiofrequência interefere na divisão celular do feto em formação devido a formação de campo eletromagnético, o que pode provocar má formação fetal. Não há mesmo artigos científicos de comprovação desses casos, assim como não artigos de comprovoção para nenhuma outra das contra indicações. O que há é a comprovoção científica sobre os efeitos que a radiofrequência provoca em um tecido, como a mudança de uma estrutura celular adiposa, a geração de campo eletro magnético, a desnaturação da proteína do colágeno, e se ela pode provocar esses feitos, ela pode interferir na formação de um feto também. Por via das dúvidas o melhor é não correr mesmo o risco.

          Abraços

    1. Olá Delmina,
      A radiofrequência Hooke se diferencia das demais por sua alta frequência (27,12Mhz) isto é um parâmetro importante uma vez que esta alta frequência é necessária para gerar um campo eletromagnético e assim alcançar rapidamente a temperatura superficial ideal do tecido que é em torno de 40 a 42 graus.
      Outro diferencial é o dispositivo criogênico que pode ser utilizado antes e após a terapia para preservar a epiderme e também para efeito de alívio após o calor.
      A radiofrequência Hooke também é aplicada com óleo e não com gel como a maioria das outras radiofrequências.
      Espero ter esclarecido algumas de suas dúvidas.

      Um abraço

      Pri

  93. Oi Tania, tudo bem?
    A Fernandes possui sim, outras modalidades de pagamento, bem como, cheques, dinheiro, financiamento com bancos parceiros. Você pode nos fornecer seu telefone, assim podemos entrar em contato, entender sua necessidade, e lhe propor uma condição boa para a aquisição destes aparelhos.

    Um abraço,
    no aguardo,
    Fábio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *